Uma ação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) garantiu, na última terça-feira (12), a transferência de uma criança autista em surto para um leito psiquiátrico no Hospital São Pedro.
A família procurou atendimento médico após a menina apresentar um surto agressivo (hetero e auto-agressão), que não foi possível ser controlado pelos medicamentos regularmente utilizados, sendo recomendada a internação.
Diagnosticada com transtorno do espectro autista e retardo mental leve, a menina de 11 anos se encontrava na emergência do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul há 12 dias, convivendo em ala ambulatorial com outras pessoas, inclusive adultos.
Segundo a Defensora Pública Andreia Paz Rodrigues, que atuou no caso, “é comum as pessoas ficarem por vários dias aguardando leito em saúde mental, mas este caso me chamou a atenção justamente por ser uma criança com diagnóstico de transtorno do espectro autista - TEA, que, além de estar aguardando já há vários dias por leito psiquiátrico, encontrava-se em local inadequado, junto com adultos e, sendo uma criança com TEA, ela deveria ter prioridade”. Com a necessidade de tratamento em local adequado, a defensora solicitou, com urgência, a internação em leito psiquiátrico, tendo sido deferido o pedido.
O processo tramita no Juízo da 1ª Vara do Juizado da Infância e Juventude do Foro Central da Comarca de Porto Alegre e está sendo acompanhado pela Defensora Pública Liliane Paz Deble.