“[...] O que somos é feito do que fomos, de modo que convém aceitar com serenidade o peso negativo das etapas vencidas”. Foi com trecho do saudoso sociólogo e crítico literário Antônio Candido de Mello e Souza que, nesta quinta-feira (14), no edifício-sede da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), em São Luís, Lorena Lima de Patrício Ribeiro iniciou discurso, ao tomar posse no cargo de defensora pública, durante solenidade conduzida pelo defensor-geral Gabriel Furtado.
“Enfrentei um longo caminho para estar aqui hoje, eu não sei o que a Lorena de anos atrás estaria pensando, mas acho que a minha trajetória ao passar por vários outros lugares é incontornável. Eu não seria o mesmo ser humano que eu sou hoje, e nem digo defensora pública, se eu não tivesse passado pela Defensoria da Bahia, por exemplo, a quem dirijo toda a minha gratidão. Que eu possa entregar ao Maranhão um pouquinho mais de experiência, além de toda aquela que ainda vou construir ao longo do tempo, com um pouco mais de referência. O meu olhar agora é um pouco mais pragmático, mas sem perder a ternura e o brilho”, conta a mais nova defensora pública do Maranhão.
Tendo à frente também a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques, a cerimônia foi prestigiada pelo 2° subdefensor-geral Paulo Costa, defensoras e defensores públicos de vários estados, ouvidores e ouvidoras-gerais de todo o Brasil, dentre eles a representante do Maranhão, Fabíola Diniz, pela chefe da Supervisão de Recursos Humanos, Lucy Garcez, e servidores da DPE/MA.
“A Defensoria do Maranhão recebe a Lorena de braços abertos e eu tenho certeza que ela vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Com a posse, chegamos a 232 defensores e defensoras em todo o Estado, e isso representa mais uma esperança de levar serviços de qualidade à população; e com muito impacto social, sobretudo para quem mais precisa”, garante o defensor-geral Gabriel Furtado.
Em seu pronunciamento, a defensora pública falou sobre a receptividade no Maranhão e disse esperar uma jornada de muita prestação de serviços e trabalho voltados aos maranhenses. “Queria agradecer a acolhida e o cuidado, este é um momento muito importante para mim. Atualmente, já era defensora pública e já estava realizando este sonho; agora vou poder dar continuidade aqui no Maranhão. Estou muito feliz com a minha nomeação, pude ter a possibilidade de contar com a presença dos ouvidores e das ouvidoras de todo o Brasil, assim como defensores e defensoras de vários estados, meus amigos, pelo fato de estarmos participando também do Congresso Nacional de Defensores e Defensoras Públicas (Conadep) essa semana”, ressalta Lorena Lima.
A defensora pública já está apta a iniciar capacitação, desenvolvida pela Escola Superior da DPE/MA, em parceria com os demais setores da instituição, com a finalidade de ambientar-se às rotinas administrativas, aos dispositivos e sistemas utilizados, projetos e programas voltados à assistência jurídica integral e gratuita para a população maranhense.
“Eu tenho 12 anos de Defensoria, mas acredito que o meu primeiro amor e a empolgação pela instituição nunca diminuíram, uma vez que nós nos motivamos e vendo as histórias das pessoas mudarem por conta do nosso trabalho, isso é um combustível que não se esvai”, finaliza a 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques.