A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) realizou nesta terça-feira (19) uma prestação de serviços na Cozinha Popular do Pici, localizada no bairro Henrique Jorge (rua Noel Rosa, n.32), em Fortaleza. A ação integrou o projeto Ceará Sem Fome e Com Direitos, uma iniciativa da DPCE ao programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado.
A Van dos Direitos, unidade móvel de atendimentos itinerantes da Defensoria Pública, esteve disponível para a população das 8h às 12h, oferecendo suporte jurídico e orientações. Durante a ação, defensoras e defensores públicos realizaram 25 atendimentos, auxiliando beneficiários do programa em diferentes demandas.
A iniciativa contou com o apoio da Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) e da Ouvidoria Externa, reforçando o compromisso da instituição em estar próxima das comunidades que mais precisam.
“Já tínhamos algumas demandas que chegaram por meio da Ouvidoria para atendimento nas cozinhas populares e ampliamos nossa atuação dentro do Programa Ceará Sem Fome, porque vimos a importância da nossa atuação de orientação jurídica e de educação e direitos nas cozinhas populares. E aí, por causa disso, estamos reforçando esse atendimento e o nosso objetivo é percorrer as cozinhas do programa Ceará Sem Fome”, destaca a defensora pública Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional da DPCE.
Já a ouvidora geral externa da Defensoria, Joyce Ramos, ressaltou como a iniciativa foi concebida e ampliada a partir do diálogo com lideranças comunitárias: “A Ouvidoria é um canal de diálogo entre a sociedade e os movimentos, e, com as cozinhas populares, vimos a necessidade de agregar à entrega do alimento a oferta de outros direitos. Muitas dessas pessoas estão à margem da cidadania, e nossa atuação busca levar não apenas comida, mas também dignidade e acesso a direitos. Essa parceria com o projeto fortalece a atuação da Defensoria nos territórios e amplia os atendimentos com a estrutura móvel da van”
O programa Ceará Sem Fome reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições, e a Defensoria se associa a essa iniciativa para oferecer também orientação sobre direitos e assistência jurídica aos beneficiários do programa.