O Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa da Defensoria Pública do Estado (NUDEPID) realizou uma palestra no Centro de Convivência de Pessoas Idosas da Casa da Criança, na vila Maria da Conceição, zona leste da capital.
O evento ocorreu na quarta-feira (6) e foi coordenado pela defensora pública dirigente do Núcleo, Bibiana Veríssimo.
Ao longo do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de entender mais sobre educação em direitos, entre outras coisas.
NUDEPID:
A Defensoria Pública atua na defesa extrajudicial e judicial dos direitos das pessoas idosas. A atuação se dá nas diversas áreas do direito, objetivando tutelar o mínimo existencial e a dignidade da pessoa idosa.
Objetiva-se tutelar o direito à vida, à saúde, à moradia, a alimentos, à liberdade, à integridade física e psicológica, os direitos dos consumidores idosos, dentre outros.
A pessoa idosa vítima de violação de seus direitos fundamentais pode também buscar proteção na Defensoria Pública. Para a defesa dos direitos, são ajuizadas ações tanto no âmbito individual, quanto coletivo.
Além disso, a instituição integra comitês e conselhos que defendem os direitos das pessoas idosas.
Promove-se também a educação em direitos sobre os direitos das pessoas idosas, destacando-se a oficina de direitos da pessoa idosa.