Nenhum evento previsto.
06/11/2024
ADPERGS: Defensora pública Luiza Garcia participa de evento alusivo ao combate à violência doméstica no Fórum de Rio Grande
Fonte: ASCOM/DPERS
Estado: RS
Estado: RS
A Diretora de Assistência à Saúde da ADPERGS, Luiza da Silva Garcia, está participando de eventos no Fórum de Rio Grande por ocasião da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem o objetivo de dar visibilidade ao combate à violência doméstica por meio de materiais expositivos. As exposições alusivas ao combate a violência doméstica seguem abertas até o próximo dia 29 de novembro, nos dias úteis, das 12h às 19h. A entrada é gratuita e não há necessidade de agendamento.
A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (4) e foi marcada pela estreia da exposição “Agora ou na Hora de Nossa Morte”. Esta mostra, proposta pela Corregedoria Geral de Justiça e pela Coordenadoria Estadual de Juízes de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), expõe sutiãs pendurados que representam cada mulher que foi morta vítima de violência doméstica.
A Defensoria Pública apresenta no evento a cartilha confeccionada pelo
Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS), com explicações sobre os tipos de violência e demais assuntos relevantes com o objetivo de incentivar a denúncia e oferecer suporte às vítimas. “Eventos como este são extremamente importantes, pois promovem a divulgação de projetos que auxiliam e dão visibilidade às vítimas de violência doméstica”, destacou a Diretora de Assistência à Saúde da ADPERGS.
O evento também abriga o projeto “Pela Voz Delas”, realizado pela Promotoria de Justiça Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rio Grande. Este projeto trata-se de um vídeo com depoimentos de mulheres vítimas de violência doméstica de forma anônima.
Ao longo das próximas semanas, haverá diversas outras exposições sobre o tema, e cada entidade participante exibirá banners e cartilhas educativas que visam a esclarecer o papel de cada órgão na rede de proteção e apoio às vítimas de violência doméstica.