No dia 31 de outubro, foi inaugurada a Biblioteca do Presídio de Jaboticatubas. O espaço faz parte do projeto de Remição pela Leitura, promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), com o apoio da comunidade, órgãos de segurança e setor público.
Com acervo diversificado, a biblioteca oferece aos reeducandos a chance de remir pena através da leitura, incentivando a educação e o recomeço. Conta com livros literários, técnicos e recreativos, e incentiva o gosto pela prática de leitura e a educação como meio de transformação social.
Parceira na campanha de arrecadação dos livros, com recolhimento de doações em suas unidades da capital e na sede da comarca de Jaboticatubas, a Defensoria Pública de Minas Gerais participou da cerimônia de inauguração.
Representando a DPMG, esteve presente o defensor público e coordenador da Unidade de Jaboticatubas, Victor Matthaus Moreira, que ressaltou a importância do projeto. “A gente tem o compromisso com essas pessoas para reinseri-las de volta na sociedade e evitar que reingressem no crime. Esse é um passo muito importante para começar a pensar em outras formas de ampliar a atuação dentro do presídio”, pontuou o defensor público.
A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE), por meio de seu “Centro de Estudos Celso Barbi Filho”, coordenado pela procuradora Ana Paula Araújo Ribeiro Diniz, realizou uma doação expressiva de aproximadamente 150 livros para a campanha, diretamente da biblioteca da instituição.
Na ocasião do evento, também compareceram representantes da própria unidade prisional; prefeitura de Jaboticatubas; Câmara Municipal de Santana do Riacho; Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG); TJMG, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); Conselho da Comunidade e representantes da sociedade civil.