A vice-presidenta administrativa da ANADEP, Fernanda Fernandes, e o presidente da ADPESE, Rodrigo Cavalcante, participaram da solenidade de posse do novo defensor público geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, José Leó de Carvalho de Neto, para o biênio 2024/2026. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (24/10), em Aracaju.
Leó Neto, que substitui Vinícius Menezes Barreto, assume seu terceiro mandato como defensor público geral do Estado. “Pela terceira vez, estou aqui na Defensoria Pública Geral graças à confiança de vocês. A administração anterior foi profícua, como disse o defensor público Jesus Jairo uma vez, iluminada, mais do que transparente e participativa. Tive dois mandatos iluminados, mas sempre com o forte apoio da equipe, dos amigos defensores públicos e dos servidores. Todos sabem que valorizo a participação de cada um, e nesta gestão não será diferente: continuaremos com uma gestão participativa”, afirmou Leó Neto.
A vice-presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, parabenizou a gestão anterior e a nova. Em seguida, ressaltou ainda sobre o trabalho da ANADEP em âmbito nacional para o fortalecimento das Defensorias Públicas Estaduais. "Parabenizo a gestão anterior pelo trabalho dedicado e pelas conquistas alcançadas. A nova gestão que ora se inicia carrega a responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho sério e competente, além de enfrentar novos desafios que o cenário jurídico e social impõe. É fundamental também ressaltar o papel imprescindível da nossa ANADEP, que atua em âmbito nacional na defesa dos interesses das Defensorias. Por meio de seu esforço legislativo e jurídico, a ANADEP tem sido uma voz ativa no Congresso Nacional e nos Tribunais Superiores, buscando garantir mais autonomia e recursos para que cada Defensoria Pública do país possa cumprir plenamente seu papel constitucional", disse.
Já o presidente da ADPESE, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância do diálogo constante e construtivo entre a Defensoria Pública e a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe. “Esta parceria é essencial não apenas para o fortalecimento institucional, mas também para o avanço da nossa carreira. Somente com essa sintonia será possível construir estratégias conjuntas que respondam aos desafios que surgem e promovam um acesso cada vez mais amplo à justiça para a população sergipana", destacou.
Sergipe conta com 113 defensores(as) públicos(as) presentes em 24 comarcas, resultando no atendimento de 81% da população.
A solenidade contou com a presença de autoridades de Sergipe e de diversos estados. Entre elas, o governador Fábio Mitidieri; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Múcio; o deputado estadual Jorginho Araújo, representando a Assembleia Legislativa; e o defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel, representando o Condege.