Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) promoverá, no próximo dia 31, uma palestra sobre prevenção, causas e consequências da doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Servidoras da DPE-PB com mais de 40 anos também terão a oportunidade de fazer o agendamento para a realização da mamografia.
A ação é uma iniciativa do Núcleo Especial de Defesa da Mulher (Nudem) e da Ouvidoria-Geral da DPE-PB e conta com a parceria do Centro de Diagnóstico de Doenças do Câncer (CEDC) do Estado.
Para fazer o exame gratuito, é necessário realizar uma pré-inscrição no link abaixo até o dia 10 de novembro. Os cadastros coletados pela Ouvidoria serão encaminhados para o CEDC, que entrará em contato para fazer o agendamento. Lembrando que o cadastro só é válido para mulheres acima de 40 anos, vinculadas à Defensoria Pública.
Já a palestra “Câncer de Mama: Prevenção, Causas e Consequências” será conduzida por uma médica convidada. O objetivo é chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce e os cuidados necessários para reduzir os riscos da doença, além de esclarecer dúvidas e desmistificar questões sobre o câncer de mama.
A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, destaca a relevância dessa iniciativa dentro da Defensoria: “O Outubro Rosa é um momento de união e reflexão, onde reforçamos a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. Esta ação é fundamental para mostrar que estamos comprometidos com a qualidade de vida de nossas servidoras e da sociedade paraibana. Oferecer a possibilidade de realizar mamografias gratuitas é um grande passo em direção à conscientização e à detecção precoce, que pode salvar vidas,”, disse a DPG.