Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
28/10/2024

DF: Segunda edição do projeto Dia do Cidadão da Defensoria Pública realiza 300 atendimentos

Fonte: ASCOM/DPDF
Estado: DF
A segunda edição do projeto Dia do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 300 atendimentos. O intuito da ação, que contou com a presença da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da DPDF, foi atender pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente as desempregadas, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para o reconhecimento da paternidade voluntária. Além disso, também foram ofertadas sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. A ação ocorreu nesta sexta-feira (25/10), na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.
 
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a iniciativa promove uma integração social para facilitar o acesso à Justiça sem a necessidade de deslocamentos longos ou processos burocráticos. “Ao focar em questões cruciais, como a execução de alimentos, a DPDF garante que famílias que dependem desses serviços possam garantir seu sustento. Da mesma forma, o exame de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade também oferece uma solução prática e de importação, promovendo a estabilidade familiar e o direito à identidade”, defendeu.
 
O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador do evento, Celso Murilo Veiga de Britto, destaca que, ao fornecer atendimento direto, a instituição não apenas desafoga o sistema Judiciário ao evitar a judicialização de numerosos casos, mas também fortalece o vínculo entre a comunidade e o Estado, oferecendo justiça e proteção a quem mais necessita. “Iniciativas como essa evidenciam o papel transformador social da Defensoria, que vai além da defesa jurídica para atuar como agente de cidadania e inclusão, demonstrando um compromisso essencial com a promoção da Justiça acessível e inclusiva para pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
 
Para a Defensora Pública chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis, de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, a iniciativa é fundamental para trabalhar com o público masculino, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, em que fatores como desemprego, baixa escolaridade e histórico de conflitos familiares podem ser agravantes. “A instituição oferece um serviço humanizado e integrativo, focado na reabilitação e na construção de uma cultura de paz, incentivando mudanças de comportamento e a busca por soluções que sejam benéficas para toda a família”, explicou.
 
Desempregado, o podador de árvores Marco Andrade Araújo esteve na segunda edição do Dia do Cidadão. O morador do Arapoanga, em Planaltina, conta que veio ao evento em busca de oportunidade profissional. “Com essa ajuda, os desempregados ganham força para buscar uma vida melhor e mais digna, com mais oportunidades de sustento. É uma forma concreta de inclusão social e de garantir que todos tenham uma chance justa de recomeçar”, agradeceu.
 
Serviços oferecidos
 
A ação contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet-DF), que levou os serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, com vagas de emprego, cesta do trabalhador, atendimento ao empregador, CTPS Digital, orientações para os cursos ofertados pela Sedet-DF, programa PROSPERA (Microcrédito), seguro-desemprego e orientação profissional.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ofertou serviços sociais. O Instituto Fecomércio-DF ofereceu o balcão de estágio para cadastramento em processos seletivos de estágio e jovem aprendiz. As vagas eram para pessoas de 14 a 24 anos e os interessados precisaram levar o CPF, o RG, os dados escolares e pessoais para a efetivação do cadastro.
 
Já a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) levou serviços de autoatendimento do Na Hora e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi responsável por palestras sobre empreendedorismo. Por fim, houve também corte de cabelo e barba.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
11 de dezembro (Brasília)
Reunião de Diretoria
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)