As inscrições para o 2º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos foram prorrogadas até o dia 03 de novembro de 2024. O prêmio tem como objetivo selecionar as melhores práticas e experiências em direitos humanos no Rio Grande do Sul. A iniciativa é promovida pelo Fórum Justiça do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio da ADPERGS, ABJD, AJD, CEDH-RS, MAB, MPF, MTST e a Ouvidoria-Geral da DPE-RS.
Nesta edição, serão contemplados trabalhos que abordem os desdobramentos das enchentes que atingiram o Estado em maio, bem como iniciativas de enfrentamento às crises climáticas. A Comissão Avaliadora escolherá as três melhores práticas em cada uma das categorias:
Enfrentamento às injustiças ambientais e seu vínculo com o racismo, sexismo e desigualdades sociais; Ações solidárias emergenciais da sociedade civil para a reconstrução do Estado; Violência institucional e seu agravamento durante emergências climáticas; Defesa do trabalho e emprego no contexto das emergências climáticas; Arte e Educação como formas de promover os Direitos Humanos.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas (inclusive sem CNPJ), coletivos, associações, instituições sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil, empresas, órgãos públicos e privados que estejam localizados no Rio Grande do Sul e envolvidos na defesa de direitos individuais e coletivos. Para saber como se inscrever e outras informações sobre o prêmio, acesse o
edital do 2° Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos.