A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o vice-presidente da APIDEP, Dárcio Rufino de Holanda, participaram da solenidade de posse dos(as) novos(as) defensores(as) na Defensoria Pública do Estado do Piauí. A piauiense Amábile da Costa Araújo, os cearenses Amanda Freitas dos Santos e Lucas Gomes Veras, e o maranhense Paulo Victor Menezes passam a integrar os quadros da DPE-PI, elevando para 123 o número de defensores(as) públicos(as) no estado. A solenidade, realizada de forma híbrida, ocorreu na sexta-feira (11), no auditório Esperança-Garcia, no edifício-sede da Defensoria, em Teresina.
Na ocasião, a defensora pública geral Carla Yáscar Belchior falou sobre a trajetória da Defensoria na luta pela posse de novos(as) defensores(as). “É uma grande alegria estar com vocês, que são as quatro grandes estrelas de hoje na Defensoria Pública do Piauí. A Defensoria é fruto de esforço e dedicação de homens e mulheres que sempre acreditaram, que caminham ao lado do povo, da sociedade civil, e que lutaram para que a Defensoria fosse prevista no artigo 134 da Constituição Federal (...). Enquanto gestora da Defensoria, me alegro por ter acertado nas escolhas desde que franqueei meu nome para estar à frente da Instituição, pois sempre falamos da importância de mais defensoras e defensores no estado do Piauí. E, graças a isso, a Defensoria Pública tem conseguido avançar, tem conseguido se fortalecer, apesar de todas as lutas travadas diariamente e que continuaremos travando com altivez, com coragem, mas sem jamais perder a esperança, a força e o sorriso”, afirmou.
“A cada novo(a) colega que entra, há a oportunidade de levar a Defensoria Pública a espaços não antes ocupados por ela. (...) A Defensoria do Piauí, hoje, ao empossar quatro novos(as) colegas, precisa celebrar, pois a população merece, mas de fato a população do Piauí merece mais. É necessário que a Defensoria do Piauí, que realiza um trabalho tão forte, com tantos projetos que inspiram defensorias em todo o Brasil, chegue a todos os rincões do estado, que tem uma população de mais de 3 milhões de pessoas, das quais praticamente metade, segundo o censo, está abaixo da linha de pobreza. Isso reforça ainda mais a necessidade de fortalecimento da Defensoria Pública no Estado do Piauí”, disse a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte.
Já o vice-presidente da APIDEP, defensor público Dárcio Rufino de Holanda, comentou sobre a chegada dos(as) quatro novos(as) defensores(as) à Instituição. “Isso representa uma imensa vitória, é motivo de muita felicidade, muita alegria e comemoração, sobretudo porque vivemos um momento delicado, com o avanço da advocacia dativa em espaços que a Constituição reserva à Defensoria Pública, enquanto organismo concebido para isso. É um cenário delicado em nível nacional, e as Defensorias Públicas, por meio de seus órgãos de gestão e das associações de carreira, têm se unido para enfrentar esse momento difícil. Portanto, é uma grande vitória para a Defensoria do Piauí, e quero parabenizar a Gestão. A Associação sempre esteve em parceria com a Gestão, no sentido de cobrar dos poderes constituídos o cumprimento definitivo de uma ordem constitucional que é clara: o sistema de prestação de assessoria jurídica integral e gratuita no Brasil é público (...). Pedimos, então, o cumprimento dessa ordem constitucional, que tem um impacto imenso na realidade social do país. (...) Essa é uma vitória significativa da Defensoria do Piauí, que tem enfrentado muitas dificuldades e demonstrado a habilidade necessária para seguir avançando, superando os problemas e os obstáculos”, destacou.
A solenidade foi prestigiada por defensoras e defensores públicos, autoridades estaduais, servidores(as) da Defensoria, além de amigos e familiares dos(as) empossados(as).
Após a cerimônia de posse, os(as) empossados(as) passarão por um curso de formação, cujo objetivo é proporcionar às defensoras e defensores públicos ingressantes conhecimentos sobre a organização e o funcionamento institucional, bem como apresentar a realidade prática da estrutura da DPE-PI.