Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/10/2024

ADPEC: Caucaia apresenta grande demanda para pouca estrutura física em visita do Retratos da Defensoria

Fonte: ADPEC
Estado: CE
A segunda cidade mais populosa do Ceará, com cerca de 355.679 habitantes contabilizados pelo Censo de 2022 do IBGE, Caucaia faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza e possui uma importância local significativa como a capital.
 
Além de possuir belas praias, Caucaia concentra o 3º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. Grande parte dessa riqueza vem do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que tem recebido investimentos para ser consolidado como o maior porto exportador de frutas e de calçados no Brasil.
 
A presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, visitou a cidade como parte do projeto “Retratos da Defensoria”. Apesar de próxima da capital, Caucaia ainda é uma região metropolitana e que conta com grandes demandas da população que precisam ser atendidas pela Defensoria Pública.
 
O defensor público da cidade, Alexandrino Reis, comenta a necessidade do seu trabalho e sobre a gratidão de ser defensor: “Quanto mais longínquo é o interior que a Defensoria se faz presente, maiores as necessidades dos assistidos. Mais colaboradores, um assessor para cada defensor, melhor estrutura física de trabalho, o prédio, a segurança, isso acaba refletindo diretamente no trabalho lá na ponta para quem depende dos nossos serviços. Eu posso afirmar com toda segurança que não há subsídio mensal que me recompense quando um assistido vem reconhecer o trabalho e agradecer da forma que ele pode.”
 
Na visita, foi possível observar um grande número de pessoas esperando em um local climatizado apenas por ventiladores e de pequeno espaço, demonstrando exatamente o tamanho da demanda e a necessidade de investimento na estrutura física.
 
Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria
 
A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
Nenhum evento previsto.
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)