O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) reuniu-se nesta quarta-feira (9), com representantes das Entidades do Comitê Nacional, em formato virtual. A diretora de articulação social da ANADEP, Melissa Borborema, participou dos debates.
Entre os temas discutidos, foi realizada uma análise das eleições municipais com avaliações de pessoas de várias partes do país, como a influência do orçamento secreto e emendas parlamentares e o peso do financiamento eleitoral concentrado nas direções dos partidos. Foram também apontadas questões que merecem atenção e trabalho para as próximas eleições, e continuação do trabalho para as cidades que terão segundo turno.
Outra questão pontuada foi a atuação dos observadores eleitorais durante a realização das eleições do último domingo. Eles estiveram presentes em várias seções eleitorais e, de modo geral, informaram que o ambiente relativamente tranquilo, com poucas filas. No entanto, apontaram a grande quantidade de santinhos jogados nas ruas e a práticas de boca de urna e da compra de votos. As cidades que contaram com a participação dos observadores do MCCE foram: Aracaju/SE, Goianá/MG, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Vila Velha/ES e Volta Redonda/RJ.
Por último, foi informada que o Instituto Brasileiro de Contadores (Ibracon) é a mais nova entidade a ingressar à Rede do Comitê Nacional do MCCE.