Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
08/10/2024

PR: DPE empossa dois novos defensores públicos

Fonte: ASCOM/DPEPR
Estado: PR
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) empossou dois novos defensores públicos nesta sexta-feira (4). Edmar Alves de Castilho e Gustavo Bustillos Monçores Velloso ingressaram oficialmente na instituição, que totaliza agora 154 defensores e defensoras. Aprovados no IV Concurso, eles passarão pelo curso de formação da Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) nas próximas três semanas. A solenidade recebeu, em Curitiba, representantes da Administração Superior, da Corregedoria-Geral, da Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (ADEPAR), da Associação das Servidoras e dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Paraná (ASSEDEPAR) e da Ouvidoria-Geral da DPE-PR, entre outros setores da instituição. Os novos defensores participaram da solenidade acompanhados de familiares e amigos.
 
O defensor público-geral, Matheus Munhoz, assinou os termos de posse dos novos defensores e entregou a carteira funcional de cada um. “Hoje, nossa instituição está em festa, com a entrada de colegas que poderão somar ao trabalho da Defensoria Pública no Paraná”, disse Munhoz. “A expectativa é de que eles possam contribuir para a melhoria constante dos nossos serviços. A Administração Superior estará sempre à disposição para auxiliá-los nesta jornada”, destacou. A entrada dos novos defensores marca a nomeação de todas as pessoas aprovadas no IV Concurso que ainda aguardavam o chamamento.
 
Trajetória
 
Castilho, 32 anos, e Velloso, 31, já atuavam como defensores públicos em Roraima. Os dois ressaltaram a empolgação de chegar a um novo estado, que apresenta diferentes desafios no trabalho da instituição. “Para mim, a Defensoria Pública representa um sonho de vida”, disse Castilho. “Sei dos desafios, mas quero continuar contribuindo para tornar o mundo um lugar melhor”, acrescentou. No período da graduação em Direito, os dois também estagiaram na Defensoria Pública 
 
Eles esperam trazer suas experiências do trabalho na Região Norte para o avanço da DPE-PR. Velloso contou estar realizado com a possibilidade de reforçar os quadros de uma instituição com atuação importante na promoção dos direitos humanos. “A missão da instituição é garantir assistência jurídica integral e gratuita à população em vulnerabilidade, e isso me fez querer trabalhar aqui”, frisou ele.
 
Curso
 
Os empossados iniciam o curso de formação na próxima segunda-feira (7). Cada um deles será enviado ao município onde atuará apenas após a conclusão do curso. A primeira subdefensora pública-geral, Lívia Brodbeck, ressaltou que conhecer os diferentes setores da instituição será fundamental para o desenvolvimento do trabalho junto à população. “Cada estado e município possui suas peculiaridades, então é fundamental conhecer, por meio de outros defensores e defensoras, quais são os desafios e as melhores estratégias de atuação”, lembrou ela.
 
A Escola da Defensoria Pública, em parceria com demais órgãos da DPE-PR, apresentará aos dois defensores a estrutura interna, entre diretorias, assessorias especiais e núcleos especializados. A programação ainda inclui atividades em diferentes áreas de atendimento, mutirões e julgamentos no Tribunal do Júri, entre outras. A organização do curso é feita pelo defensor público e diretor da EDEPAR, Leonio Araujo dos Santos Júnior. "A Defensoria do Paraná já consolidou um curso de formação bastante completo, que integra teoria e prática. Esperamos que os dois novos colegas possam concluir esse período capacitados e prontos para trabalhar em prol da população paranaense", disse Júnior.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
Nenhum evento previsto.
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)