Já está disponível no site da ENADEP o curso modular de Atuação em Desastres, realizado neste segundo semestre. A iniciativa foi promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP). Ao todo foram quatro aulas que contaram com a participação de mais de 100 defensoras e defensores públicos inscritos.
Entre os temas que foram debatidos estão: o papel da Defensoria Pública na crise climática; noções gerais sobre a atuação defensorial em riscos e desastres ambientais; a crise climática e a re(conceituação) de caso fortuito e força maior; atendimento humanizado (evitar a revitimização): assistência aos indocumentados e garantia de acesso aos direitos assistenciais; garantia do direito de acesso às informações atualizadas sobre a situação e criação de canais de comunicação com casos de pessoas assistidas; mecanismos de participação e controle social em contextos de riscos e desastres; na mitigação dos efeitos dos acidentes dos riscos e desastres ambientais; entre outros.
O corpo docente foi formado: Márcio Emmanuel Pacheco, do Tribunal de Contas da União; Thiago de Souza Coelho Monico, coordenador de Restabelecimento de Serviços Essenciais do Departamento de Obras e Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional; Paula Ferreira Pacheco, analista de Assistência Social da DPE-RJ; Luciana Janeiro Silva, analista de Psicologia da DPE-RJ e Profa. Norma F.LS Valencio; defensores(as) públicos(as) Raphaela Jahara (DPE-RJ), Carolina Morishita (DPE-MG), Rafael Portella (DPE-ES) e Juliana Oliveira (DPE-PA) que relataram as experiências de atuação em casos de seus respectivos estados.