ANADEP e OEA se reúnem em Brasília para discutir a atuação nas eleições municipais no âmbito das Missões de Observação Eleitoral
Estado: DF
A ANADEP e representantes das Associações Estaduais se reuniram nesta segunda-feira (30/10) com a Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir a atuação nas eleições municipais no âmbito das Missões de Observação Eleitoral (MOE/TSE).
Participaram da reunião a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; a vice-presidenta institucional, Juliana Lintz; a vice-presidenta administrativa, Fernanda Fernandes; e as presidentas Débora Aragão (ADEPRO), Janaíma Yumi (AMDEP) e Kelviane Barros (ADPEC).
Na ocasião, os(as) representantes trocaram informações sobre o trabalho a ser desempenhado durante a atividade.
Esta é a quarta vez que a OEA participa de uma Missão de Observação Eleitoral internacional no Brasil, seguindo as experiências positivas registradas em 2018, 2020 e 2022, conforme documentado em relatórios.
A Missão de Observação Eleitoral internacional é independente, o que assegura a plena autonomia dos(as) observadores(as) que a integram. Para que o grupo atinja seus principais objetivos — colaborar com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral de um país e ajudar a fortalecer a democracia no mundo —, é assinado um acordo antes da realização da eleição, com direitos e obrigações de ambas as partes.
No caso da OEA, o trabalho será concentrado em São Paulo e em Brasília, onde funcionará a central de apuração no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, os(as) observadores(as) analisarão as questões relativas ao direito digital e à organização eleitoral.