Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Novembro Azul pelo combate ao câncer de próstata.
24/09/2024

ANADEP e ADPERJ participam de posse dos(as) novos(as) 38 defensores(as) públicos(as) no estado do Rio de Janeiro

Fonte: ANADEP* Com informações da DPERJ
A presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, e a vice-presidente institucional e presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Juliana Lintz, participaram de cerimônia de posse dos(as) novos(as) 38 defensores(as) públicos(as) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu nessa segunda-feira (23). Com a chegada da nova turma, a DPE-RJ atinge o número de 791 defensores(as) públicos(as) na ativa.
 
A cerimônia foi aberta com um ato musical conduzido pela Camerata Jovem do Rio de Janeiro, que apresentou clássicos da música popular brasileira, como ‘Anunciação’, ‘O que é, o que é?’ e ‘Brasileirinho’. Ao todo, 17 jovens de diferentes comunidades do estado integram a Camerata, que reconhecimento internacional. 
 
Dando início aos pronunciamentos da mesa solene, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, destacou o orgulho pela realização do concurso e a consolidação da política de cotas como uma conquista perene e irreversível. Patrícia enfatizou que a missão da Defensoria vai além do acesso ao Judiciário, pois o papel das(os) defensoras(es) também é agir como agentes de transformação social. 
 
"Vocês ingressam hoje numa instituição que, apesar de jovem, é uma agente de transformação social, promovendo muito mais que o acesso ao Poder Judiciário, mas a construção de uma ordem jurídica justa e igualitária. Defender aqueles que a sociedade quer manter apagados é uma tarefa desafiadora, mas é nossa missão denunciar o abuso do poder econômico, o racismo, o capacitismo e tantas outras formas de opressão", disse a defensora pública-geral.
 
 
Em seu discurso, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, celebrou a renovação proporcionada pelos(as) novos(as) defensores(as) públicos(as), comparando esse momento à primavera, que simboliza renovação e permanência. 
 
 
"A primavera representa renovação e permanência. E esse rito de renovação da instituição é também a garantia de sua força permanente. Os novos defensores são como novas flores que chegam para renovar e somar à força das que já estão aqui, como na primavera. Hoje vocês estão tomando posse na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública que tem ensinado ao país o que é ser Defensoria Pública", disse.
 
 
Neste sentido, Juliana Lintz, presidenta da ADPERJ, deu as boas-vindas aos(às) novos(as) membros(as) aprovados(as) no 28º concurso da Defensoria Pública. A defensora celebrou a conquista de cada um, ressaltando o papel vital da rede de apoio familiar e dos amigos ao longo do processo. 
 
 
"A vitória de vocês pertence também a todos que os apoiaram ao longo dessa jornada, seus familiares, amigos, companheiros. Sem essa rede de afeto, tudo seria mais difícil. A Adperj está de portas abertas para vocês, oferecendo apoio nas questões individuais e coletivas, trabalhando sempre para melhorar as condições de atuação da nossa categoria. Contem conosco!", afirmou Lintz.
 
 
A mesa solene da cerimônia de posse foi composta, ainda, pela subprocuradora-geral de Justiça e Planejamento e Políticas Institucionais,  Ediléa Gonçalves dos Santos Cesário, representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; o subprocurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Carvalho Guimarães, representando o procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad;  a desembargadora federal e corregedora regional, Letícia de Santis Mello, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª região, Guilherme Calmon; o procurador-geral do Município, Daniel Bucar; o presidente da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública (Camarj), Paulo Vinicius Cozzolino; a corregedora-geral da Defensoria Pública do Rio, Katia Varela Mello; a ouvidora-geral da Defensoria Pública, Fabiana Silva e o presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Almeida.
 
 
As 38 pessoas aprovadas no XXVIII Concurso para ingresso na Classe Inicial da Carreira da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro agora ocupam o cargo de defensores públicos substitutos.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
11 de dezembro (Brasília)
Reunião de Diretoria
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)