ANADEP e ADEPESC presentes na solenidade de posse da nova gestão administrativa da DPE-SC
Estado: SC
O vice-presidente jurídico-legislativo da ANADEP, Mário Rheingantz, e o presidente da ADEPESC, João Joffily Coutinho, participaram, na noite desta segunda-feira (16/9), da cerimônia de posse da nova gestão da Administração Superior da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina para o biênio 2024-2026. Na ocasião, foram empossados o Defensor Público-Geral, Ronaldo Francisco, e o Subdefensor Público-Geral, Thiago Burlani Neves, em evento realizado no auditório do Ministério Público de Santa Catarina, com a presença de defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores da Instituição, além de autoridades e representantes de movimentos sociais.
Em seu discurso de posse, Ronaldo Francisco mencionou os desafios para a expansão da instituição e o aprimoramento dos serviços prestados à população: "Queremos construir a melhor Defensoria do Brasil. Sabemos que talvez demore, mas vamos dar a nossa contribuição. A Defensoria é de todos nós, é de Santa Catarina. Montamos um grande time, e nossa missão será exercida com honra e responsabilidade. Isso acontecerá por meio da reorganização de processos e de recursos humanos, com transparência, com a exposição detalhada de como, o que e por que fazemos, para que os demais entes estatais também compreendam a relevância da nossa missão e colaborem na construção de mecanismos que nos permitam avançar."
Mário Rheingantz transmitiu os cumprimentos da Associação Nacional à nova gestão, relembrando a atuação da ANADEP junto aos movimentos sociais para a efetiva implementação da DPE-SC nos moldes constitucionais. Segundo ele, a DPE-SC tem mostrado resultados positivos no atendimento à população local. Ele também pontuou o trabalho conjunto ao lado da ADEPESC no âmbito legislativo e institucional para o fortalecimento da Instituição.
"A Defensoria Pública de Santa Catarina é uma instituição jovem, que tem apresentado grande crescimento e uma atuação forte em prol da população vulnerável do estado. É uma instituição combativa, que está do lado de quem mais sofre as consequências das desigualdades sociais. Pela nossa história de atuação conjunta, reafirmo que podem contar sempre com a ANADEP nas pautas de ampliação do acesso à justiça", pontuou Rheingantz.
Em seguida, o presidente da ADEPESC, João Joffily Coutinho, cumprimentou os empossados, afirmando que a cerimônia marca uma nova etapa para a Defensoria Pública catarinense. Segundo ele, um dos grandes desafios é a ampliação da Defensoria Pública e a cobertura de novas comarcas. “Quero reafirmar que a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina está à disposição para apoiar o trabalho que está por vir. Nos próximos dois anos, temos um compromisso firme, de toda a carreira, de colaborar, aproximar vozes e unir esforços para garantir que a Defensoria Pública continue a ser um farol de esperança e justiça para todos os catarinenses”, finalizou Coutinho.
O primeiro Defensor Público-Geral do Estado, Ivan Cesar Ranzolin, prestigiou o evento e destacou a importância da Defensoria Pública como instrumento de exercício da democracia, sendo sinônimo de respeito, dignidade e liberdade. "A Defensoria Pública de Santa Catarina está entre as melhores do Brasil, mesmo não estando presente em todas as 112 comarcas judiciais do Estado", afirmou.
Ranzolin parabenizou também o trabalho realizado pelo Defensor Público Renan Soares de Souza, que esteve na Gestão Superior nos últimos quatro anos, e deu boas-vindas à nova gestão, encerrando a cerimônia com uma grande salva de palmas ao novo Defensor Público-Geral, Ronaldo Francisco.
Participaram também da cerimônia de posse a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, e o Procurador-Geral de Santa Catarina, Márcio Vicari.