A Defensora Pública Cristiaine Johann representou a ADPERGS em evento alusivo aos 60 anos do Golpe Civil Militar, realizado entre os dias 09 e 11 de setembro no auditório da biblioteca da Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo. A ação contou com a presença de autoridades públicas, estudantes e profissionais de educação.
Com ênfase na educação em direitos, foram realizadas mesas temáticas que trataram sobre a importância da democracia para o país e sobre as reflexões que o Golpe Militar deixou para a sociedade brasileira. No encerramento, em 11 de setembro, convidados trouxeram relatos sobre experiências vividas entre 1964 e 1985, quando a Ditadura esteve em vigor.
O evento ainda contou com um minicurso sobre a educação em direitos voltada ao fomento de valores humanísticos para o fortalecimento da democracia. “Entendemos que é preciso falar sobre as violações de direitos humanos, fomentando a empatia e a reflexão crítica, visando a não repetição” disse a Defensora Cristiaine.
A realização foi da Unisinos, em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, com apoio da ADPERGS, do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/RS) e da Associação Defensoras e Defensores pela Democracia.