Finaliza às 23h59 desta sexta-feira (6/9) as inscrições para a 2ª edição do "Curso de Formação Política, Participação Institucional e Liderança para Defensoras Públicas", uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP). A primeira edição ocorreu em 2021.
As aulas acontecerão nas segundas-feiras do mês de setembro: 9, 16, 23 e 30, sendo a última aula no formato híbrido, com aula presencial em Brasília.
O principal objetivo da iniciativa é estimular mulheres a participarem da política institucional, por meio da capacitação das profissionais que atuam na Defensoria Pública, proporcionando uma visão crítica das múltiplas dimensões da violência de gênero e o conhecimento da rede de mulheres existente. A partir do debate e a troca de experiência, a ideia é estimular as defensoras públicas a reconhecerem cenários de gênero e raça no âmbito do sistema de justiça, em especial, as questões relacionadas à carreira e desenvolvimento de estratégias para o aperfeiçoamento institucional.
As aulas contarão com a participação de referências na perspectiva política feminina, como: a vereadora Luana Alves (PSOL-SP); a deputada federal Sâmia Bomfim; a ex-deputada federal pelo Estado do Pará Vivi Reis; a assistente social e mestre em políticas públicas (UnB), Keka Bagno; a pesquisadora da Fiocruz, Bruna Camilo; e a coordenadora do Observatório PopNegra (Nesp/UnB), Marjorie Chaves.
Cada aula contará ainda com a participação de debatedoras que auxiliarão as participantes a aprofundarem o debate e que contribuirão para a sistematização do tema e pertinência das questões para a Defensoria Pública. Entre as confirmadas, estão: a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; a defensora pública do Distrito Federal, Rita Lima; a doutora em Direito (PUC-RJ) e autora do livro "Violência Política contra as Mulheres", Twig Lopes; a doutora em sociologia (USP) e em Filosofia (UGR), Jéssica Melo Rivetti; e assessora parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e pesquisadora de gênero e religião pela FAP-DF, Camila Galetti.
Entre os temas que serão abordados, estão: violência política de gênero: enfrentando barreiras e construindo caminhos; desvendando o não-dito: barreiras simbólicas, de gênero e raça no jogo político; masculinismo e os impactos da misoginia na vida das mulheres; e Bell Hooks e a teoria feminista: por uma ética amorosa.
Inscrições: Serão oferecidas 150 vagas para defensoras públicas estaduais e distrital associadas da ANADEP. As interessadas podem se inscrever no site da ANADEP de 19 de agosto a 6 de setembro, no formulário de inscrição abaixo.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL DO CURSO.
Informações:
Qualquer dúvida, envia e-mail para anadep@anadep.org.br com assunto "Curso de Formação Política, Participação Institucional e Liderança".