Como parte das ações da Campanha Nacional da Anadep 2024 “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, a Apadep participou, no dia 19 de agosto, do mutirão de atendimentos realizado pelo Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, na praça da Sé.
Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, 15 pessoas que se encontravam na Praça da Sé foram violentamente atacadas, resultando em 7 mortos e 8 feridos gravemente. A partir de então, o dia 19 de agosto passou a ser considerado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em memória das vítimas do Massacre da Sé. O dia lembra a tragédia e reforça a luta dessa população em situação de extrema vulnerabilidade.
A Apadep apoiou a ação por meio da produção e distribuição de cartilhas com dados e orientações sobre o atendimento à população de rua. Jordana Rolim, Luiza Lins e Luiz Felipe Rufino foram pessoalmente fazer a entrega de cartilhas e apoiar associadas e associados que realizaram o atendimento no local.