Marcando o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Defensoria Pública de Pernambuco, em parceria com o Governo de Pernambuco, as Prefeituras do Recife e de Olinda, a ONG Samaritanos e outras instituições, participou de uma programação especial na segunda-feira (19) e terça-feira (20).
Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços, como orientação jurídica, vacinação, distribuição de lanches e outras iniciativas voltadas para ampliar o acolhimento dessa população.
No dia 19 de agosto, a ação ocorreu no Parque Treze de Maio, no Recife, e no dia 20, no Clube Atlântico, em Olinda. As defensoras públicas Juliana Paranhos e Isabel Paixão conduziram os atendimentos jurídicos à população.
Vale lembrar que o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua foi instituído em memória do “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, em São Paulo. Naquela data, sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam em moradias improvisadas, sendo brutalmente atacadas durante a madrugada.