A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado de Minas Gerais (ADEP-MG) deu início, nesta segunda-feira (19), à campanha “Um Novo Presente é Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua”. A iniciativa conta com a parceria da Pastoral de Rua, Movimento Nacional da População em Situação de Rua e da Defensoria Pública de Minas Gerais.
A campanha tem como objetivo promover a educação em direitos e destacar o papel das defensoras e dos defensores públicos na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.
As atividades começaram no baixio do viaduto Santa Tereza, na região central de Belo Horizonte, com a distribuição de café da manhã e o atendimento jurídico oferecido pela Defensoria Pública aos moradores em situação de rua.
A diretora-presidente da ADEP-MG, Marolinta Dutra, ressaltou a importância de garantir os direitos e a assistência à população em situação de rua. “Queremos ajudar a construir políticas públicas que incluam assistência social, serviços de saúde, moradia, educação e trabalho para todos”, afirmou.
Além disso, nesta segunda-feira também foi lançada a campanha “Conexão Solidária”, que recolherá doações para a população em situação de rua e a websérie “Vozes das Ruas”, que narra histórias de pessoas que passaram por essa situação e outras que estão em busca de um novo começo.
Atendimentos
Durante o lançamento da campanha, as defensoras e defensores públicos realizaram mais de 100 atendimentos à população em situação de rua.
Os serviços oferecidos incluíram encaminhamentos para cadastro no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e emissão de documentos, além de orientações jurídica em diversas áreas.