A defensora pública do Ceará Ana Carolina Gondim, que representa a ANADEP no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), participou nessa quinta-feira (15/8) da 121ª reunião ordinária do Colegiado, em Fortaleza (CE). O evento contou com a presença de representantes de conselhos estaduais e municipais da pessoa idosa do Ceará, além de gestores da região Nordeste. O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alexandre da Silva, conduziu os debates.
Na mesa de abertura, o secretário destacou as políticas públicas em andamento para garantia de direitos da população idosa, dentre elas os programas: Envelhecer nos Territórios, Educação para Toda a Vida, Vida Digna em Casa e Viva Mais Cidadania.
Em sua fala, o gestor do Ministério sensibilizou o colegiado nacional e os demais conselhos presentes no encontro sobre a importância do engajamento coletivo na construção e implementação das políticas públicas. Alexandre da Silva conclamou os conselheiros a se aproximarem das ações promovidas pela Secretaria Nacional.
Além disso, o secretário lembrou que é fundamental ampliar a participação social para fortalecer a pauta da pessoa idosa no país. “Quero discutir a importância da participação social dentro de um regime democrático, como é o nosso, para o enfrentamento das iniquidades sociais. Isso é algo muito difícil de fazer e que não se faz sozinho. Então, é necessário que todos possam, de fato, se envolver e se comprometer”, salientou.
Conselho Nacional
O objetivo das reuniões do CNDPI é promover participação social e aproximação do colegiado com os conselhos estaduais e municipais, de modo a contribuir para a construção de alternativas aos desafios das ações referentes à temática dos direitos da pessoa idosa.