A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (ADEP-BA) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) irão promover o Curso de Extensão ‘População em Situação de Rua: Visibilidade, Interseccionalidades Garantia de Direitos e Acesso à Justiça na Bahia’. A iniciativa integra a campanha nacional ‘Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua’, uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), em parceria com as Associações Estaduais.
A aula inaugural acontecerá no dia 30 de agosto, às 9 horas, no teatro da UNEB, no Cabula. Realizado através do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT – Campus XIX), vai capacitar 30 defensoras e defensores públicos em atividade, na capital e no interior entre os meses de agosto e novembro de 2024.
“Este é um curso de curta duração, realizado com mediação tecnológica (remoto) e com carga horária de 60 horas. Esta é uma iniciativa da UNEB, a partir de uma provocação da ADEP, para capacitarmos nossos colegas defensores e promovermos mais cidadania para a população em situação de rua,” destaca Tereza Almeida, presidente da ADEP.
Além do curso, será assinado um Protocolo de Intenções entre órgãos estaduais, municipais e entidades do movimento social e de classe, visando ao cumprimento de conteúdo do Plano de Ação e Monitoramento da Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua.