Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/08/2024

Defensoria Pública do Pará emite recomendação para titulação de território quilombola em Cametá

Fonte: ASCOM/DPE-PA
Estado: PA
A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo das Defensorias Agroambientais, emitiu uma recomendação para conclusão de processo de titulação do território quilombola Mupi, localizado no município de Cametá. A atuação foi proposta a partir de demanda da Associação dos Remanescentes de Quilombo da localidade de Mupi.
 
O território quilombola está há 15 anos em processo de regulação e, atualmente, encontra-se na fase conclusiva para a expedição do Título Coletivo de Propriedade. A conclusão do processo vai beneficiar cerca de oitenta famílias, que se encontram fixadas em terras estaduais. 
 
Em um desdobramento recente, foi solicitada, por agentes públicos municipais, a suspensão do pedido de regularização, sob o fundamento de que o município de Cametá teria interesse na área. Ela integraria um setor para “expansão” urbana a ser regularizado. A recomendação da Defensoria veio também como reação a essa interferência municipal.
 
A coordenadora do Núcleo das Defensorias Agroambientais, defensora pública Andreia Barreto, reafirma a importância da atuação. “Essa recomendação visa assegurar o direito ao território quilombola Mupi, afastando uma espera de quinze anos, e impedir a interferência indevida de agentes públicos municipais, que, ao invés de obstar o título de propriedade coletiva, deveriam implementar políticas públicas direcionadas aos quilombolas, no campo da educação e da saúde”, afirma.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de fevereiro (Brasília)
AGE, 14h
11 de fevereiro
Solenidade de posse da diretoria da ANADEP
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)