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31/07/2024

DF: Central de Relacionamento com os Cidadãos da DP realiza mais de 50 mil atendimentos no primeiro semestre de 2024

Fonte: ASCOM/DPDF
Estado: DF
Ferramenta de assistência à população em situação de vulnerabilidade desempenha papel crucial na promoção do acesso à Justiça e na eficácia dos serviços oferecidos pela instituição
 
A Central de Relacionamento com os Cidadãos da Defensoria Pública do Distrito Federal (CRC/DPDF) prestou 53.545 atendimentos no primeiro semestre deste ano. A ferramenta de assistência à população em situação de vulnerabilidade desempenha papel crucial na promoção do acesso à Justiça e na eficácia dos serviços oferecidos pela instituição.
 
O dígito 4, que realiza atendimentos gerais, foi o que mais registrou assistências por telefone, totalizando 34.835. Em seguida, aparece o dígito 3, que oferta orientações do Núcleo Assistência Jurídica de Execuções Penais (NEP) e somou 17.321 atendimentos, e o dígito 2, ramal exclusivo para o acolhimento de vítimas de violência contra a mulher, que totalizou 1.389 ligações.
 
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a CRC/ DPDF desempenha papel crucial na promoção do acesso à Justiça e na proteção dos direitos dos cidadãos. “Ao oferecer um ponto centralizado de atendimento, a CRC/DPDF contribui para a inclusão social, garantindo que todos os indivíduos, independentemente de sua condição socioeconômica, possam buscar ajuda jurídica”, afirmou.
 
A Defensora Pública e coordenadora da CRC, Thaís Mara da Costa Silva, ressalta que a CRC/DPDF funciona como a principal porta de entrada para os serviços da Defensoria Pública, facilitando o acesso à assistência jurídica gratuita para todos os cidadãos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. “O intuito é promover a inclusão social, a conscientização jurídica e a justiça social, desempenhando papel fundamental no fortalecimento do estado de direito e na promoção do bem-estar da população”, defendeu.
 
Disque Defensoria 129
 
Em março de 2023, a DPDF lançou o Disque Defensoria. Por meio dele, a população pode entrar em contato gratuitamente com a DPDF, pelo número 129, a fim de tirar dúvidas de assuntos jurídicos.
 
O 129 conta com quatro ramais, para atendimentos em diferentes áreas. O dígito 1 é direcionado para casos de competência da Defensoria Pública da União (DPU). O 2 destina-se ao atendimento e ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O ramal 3 redireciona a ligação ao NEP/DPDF. O dígito 4, por sua vez, recebe, acolhe e orienta demandas sobre todos os outros assuntos não abarcados pelos ramais anteriores.
 
A DPDF lembra que o número 129 está disponível de forma gratuita apenas para ligações realizadas no Distrito Federal. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h25 e das 13h15 às 16h55. Pessoas de outros entes federativos podem entrar em contato com a CRC pelo telefone (61) 3465-8200.
 
A criação do canal exclusivo para atendimento às mulheres nasceu para promover a defesa das mulheres e fortalecer a função institucional da Defensoria Pública em relação às vítimas de violência, com um acesso facilitado. Desde a implantação da central, aquelas que desejam entrar em contato não precisam mais se deslocar e comparecer até um dos núcleos para tirar as dúvidas e receber orientações jurídicas.
 
Mulheres que sofrem com uma relação de violência podem procurar a instituição como uma central de apoio, além dos canais de denúncias, como o 190 (Polícia Militar), o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e as delegacias especializadas. A Central 162, ramal 2, do Participa DF, faz o primeiro atendimento para acolher, entender as demandas da vítima e esclarecer sobre os requisitos de acesso à DPDF.
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