A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da solenidade de posses do defensor público-geral do Estado de Pernambuco, Henrique Seixas, e do novo presidente da ADEPEPE, Clodoaldo Battista. A cerimônia aconteceu na sexta-feira (26), no Auditório Principal da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), no Recife.
Clodoaldo Battista, novo presidente da ADEPEPE, reforçou seu compromisso com os(as) defensores(as) públicos(as). “Estou honrado em assumir a presidência da Associação. Meu compromisso é fortalecer a atuação dos defensores públicos, buscando melhores condições de trabalho e apoiando iniciativas que ampliem o acesso à justiça para a população. Juntos, continuaremos a lutar pelos direitos de todos”, afirmou Battista. A diretoria executiva e o conselho consultivo e fiscal da ADEPEPE também tomou posse para o quadriênio 2024/2028.


Em sua saudação, Rivana celebrou a renovação da presidência da ADEPEPE, ressaltando o compromisso do presidente eleito, Clodoaldo Batista, em honrar a história associativa em Pernambuco, que vinha sendo liderada por Edmundo Barros, e parabenizou Clodoaldo por abrir o caminho para que novas conquistas sejam alcançadas no trabalho associativo coletivo e aguerrido que passa a ser por ele liderado no estado. Rivana ainda saudou o defensor público geral Henrique Seixas, reconduzido para mais um biênio de gestão institucional, e conclamou que as instituições do sistema de justiça se colocassem simetricamente em “posição de ciranda, de mãos dadas, na certeza de que todas, sem distinção, devem ter como único propósito de atuação o bem servir e o bem promover a justiça para todas e todos, contribuindo, cada uma a seu modo para o fortalecimento da democracia e da proteção dos direitos no nosso país, principalmente das pessoas em situações de vulnerabilidade”.
ANADEP e ADEPEPE
Henrique Seixas destacou a importância da continuidade no trabalho de defesa dos direitos dos cidadãos. "Apesar dos desafios, alcançamos conquistas significativas, garantindo acesso à justiça para milhares de cidadãos, com mais de 2 milhões de atos realizados no último ano. Reforçamos a Defensoria Pública e promovemos ações importantes para oferecer um atendimento digno e eficiente à população pernambucana”, declarou Seixas.
Além de Henrique Seixas e Clodoaldo Battista, compuseram a mesa de honra da cerimônia de posse o Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho; o deputado estadual Eriberto Filho, representando o presidente da Alepe, Álvaro Porto; o 1° Vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Eduardo Sertório, representando o presidente Ricardo Paes Barreto; o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal; o desembargador eleitoral Rodrigo Caú, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cândido Saraiva; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins; o procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Ricardo Alexandre; e o Defensor Público-Geral do Maranhão e vice-presidente do CONDEGE, Gabriel Furtado.