A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) realizou 210 atendimentos às pessoas em situação de privação de liberdade na Unidade Prisional de Valparaíso de Goiás, cidade situada no Entorno do Distrito Federal. A ação, realizada na quinta e sexta-feira (18 e 19/07), pelo Núcleo Especializado em Situação Carcerária e Polícia Criminal (Nesc), teve como objetivo acolher as principais demandas, além de acompanhar a situação das instalações.
O coordenador do Nesc, defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto, explica que questões relacionadas às remissões e acesso a vagas de trabalho e à educação, além de pedidos de transferência e atendimentos em áreas da saúde, como psiquiatria, ortopedia, oftalmologia e odontologia, estiveram entre as principais solicitações.
"A importância da inspeção e atendimentos na Unidade Prisional reforça a atribuição do Nesc não apenas em realizar mutirão carcerário, mas em apoiar e auxiliar as unidades prisionais onde a Defensoria Pública está instalada. Além disso, é uma forma de fortalecer os laços com a população carcerária, com a própria Polícia Penal e, até mesmo, com as defensoras e defensores públicos atuantes nas cidades. A atuação ainda reforça o vínculo entre as assistidas e assistidos e a DPE-GO", destaca Salomão.
Ainda participaram do mutirão a defensora pública Anna Lina Bariani Araújo, Rafael Mourthé Starling e Fernando Bilenky.