Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/07/2024

PA: Defensoria Pública recomenda o cumprimento da Lei para proibição de uso de canudos plásticos, em Salinópolis

Fonte: ASCOM/DPEPA
Estado: PA
A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo Regional do Caeté, expediu uma recomendação solicitando o cumprimento da Lei Estadual nº 9.229/2021, que obriga o uso de canudos de papel biodegradáveis ou recicláveis em estabelecimentos no Pará. A ação se aplica a bares, restaurantes, feirantes e lanchonetes, a fim de amenizar os impactos ambientais causados pelo uso de canudos plásticos, em Salinópolis.
 
A autora do pedido, defensora pública Jacqueline Loureiro, ressalta a importância da atuação defensorial. “A proibição do uso de canudos plásticos em municípios que possuem praias é uma medida ambientalmente responsável, que aborda vários problemas críticos. O longo tempo de decomposição dos canudos plásticos, combinado com seu curto tempo de uso e a facilidade com que são transportados para o mar, justifica a necessidade de alternativas mais sustentáveis”, afirma.
 
O polipropileno, material utilizado nos canudos, representa grande parte dos resíduos  plásticos encontrados nos mares e rios. Sendo assim, a recomendação da Defensoria sugere a adoção de opções sustentáveis, que possam reduzir os impactos ao meio ambiente. Conforme a Lei nº 9.229/2021, os infratores devem pagar uma multa no valor de 2 mil reais e, em caso de reincidência, a cobrança aumenta para 4 mil reais. 
 
“Embora os canudos plásticos ofereçam conveniência, sua utilidade não supera os danos ambientais que causam. A adoção de alternativas reutilizáveis ou biodegradáveis pode mitigar esses impactos, promovendo um ambiente mais limpo e saudável para todos”, completa a defensora.
 
Sobre a Defensoria Pública do Pará
 
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)