Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/07/2024

DF: Dia da Mulher da DP realiza mais de 20 mil atendimentos em 14 edições

Fonte: ASCOM/DPDF
Estado: DF
O Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 20.426 atendimentos em 14 edições. O projeto, que oferta diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade, concorre ao Prêmio Innovare 2024, que identifica, divulga e difunde práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Apenas na 14ª edição que ocorreu 1° de julho mais de 3 mil atendimentos foram ofertados ao público feminino.
 
A iniciativa, ofertada desde maio de 2023 no Nuclão da DPDF, acontece na primeira segunda-feira de cada mês e, caso seja feriado, é realizada no primeiro dia útil subsequente. A cada edição do evento, novas parcerias são firmadas para ampliar a oferta de serviços ao público feminino, promovendo uma abordagem mais abrangente e holística para lidar com os diversos desafios que essas mulheres enfrentam, desde questões de saúde e segurança até acesso à Justiça e oportunidades econômicas.
 
Em março, mês das mulheres, a DPDF homenageou parceiros da instituição na execução do projeto com a entrega de placas com moção de louvor pela participação na iniciativa. No evento também foram agraciadas mulheres reconhecidas por sua atuação em espaços de decisão e combate à violência doméstica e familiar, além de homenageados representantes de órgãos e instituições públicas e empresas privadas do DF que trabalham em parceria com a DPDF na promoção de direitos das mulheres.
 
A coordenadora do evento e Subdefensora Pública-Geral, Emmanuela Saboya, destaca que o número expressivo de atendimentos reflete o impacto significativo que a DPDF tem na vida dessas mulheres e na promoção da justiça social. “Um dos principais desafios enfrentados por mulheres vulneráveis é o acesso à justiça. Através desta iniciativa, a DPDF proporciona a essas mulheres a oportunidade de conhecer seus direitos, obter orientação jurídica e resolver questões legais que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis”, explicou.
 
Antônia Pereira participou da 14ª edição do Dia da Mulher em busca de mamografia. Moradora de São Sebastião, ela conta que o exame solicitado pela ginecologista está fora do seu orçamento. “Graças a essa iniciativa pude realizar a mamografia e fazer o acompanhamento periódico anual com a minha médica. Na próxima edição também venho em busca de novos serviços”, agradeceu a doméstica.
 
Antônia Almeida esteve na 13ª edição do evento em busca dos serviços jurídicos ofertados pela DPDF. “Descobri que meu ex-marido havia parado de pagar a pensão alimentícia dos nossos filhos. Como estou desempregada, não tenho condições de pagar um advogado para lutar pelos direitos deles. Graças à Defensoria, vou garantir a pensão alimentícia e agora posso oferecer uma vida melhor para meus filhos” desabafou.
 
Serviços gratuitos
 
Com a participação de vários parceiros, o Dia da Mulher oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade, como orientação jurídica e psicossocial. Mães que precisam levar as crianças para o evento contam com uma brinquedoteca para deixar os seus filhos enquanto realizam os atendimentos. Na área da saúde, a iniciativa oferta atendimentos odontológicos, atendimentos médicos, fisioterapeutas, psicológicos, exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero, testes de papilomavírus humano (HPV), aferição de pressão ocular, exames de imagem e de sangue , testes rápidos de dengue e vacinação.
 
Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também fazem parte do evento que disponibiliza atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização, além da distribuição de materiais informativos. A ação disponibiliza também serviços estéticos com a oferta de design de sobrancelhas, maquiagem, depilação de face e buço e corte feminino além da oferta de vacinas.
 
A iniciativa oferece ainda orientações sobre o acesso ao mercado de trabalho com atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional além da disponibilização de vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos e cadastros em cursos gratuitos.
 
Pessoas com Deficiência também são atendidas pela iniciativa que oferta Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da distribuição de material informativo. O evento conta ainda com atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais, prestação de serviços socioassistenciais, distribuição de lanches e água potável.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)