Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/07/2024

DF: Décima quarta edição do Dia da Mulher realiza mais de 3 mil atendimentos

Fonte: ASCOM/DPDF
Estado: DF
A 14ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 3.098 atendimentos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação foi realizada nesta segunda-feira (1º/7), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, Asa Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
 
O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, a ação é realizada no primeiro dia útil subsequente. Com a 14ª edição, a iniciativa totalizou 20.426 atendimentos realizados.
 
A cada mês, novas parcerias são firmadas, com o objetivo de ofertar mais serviços exclusivos para mulheres em situação de risco devido a fatores sociais e econômicos.
 
Para a Subdefensora Pública-Geral e coordenadora do evento, Emmanuela Saboya, a oferta de serviços gratuitos por meio de parcerias estratégicas é essencial para garantir que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso à Justiça, proteção e apoio necessário para superar desafios e alcançar uma vida mais digna e segura. “A iniciativa não apenas beneficia as mulheres, mas também fortalece a sociedade com a oferta de serviços que abordam questões jurídicas, necessidades sociais, psicológicas e econômicas das pessoas atendidas”, reforçou.
 
Antônia Pereira esteve na 14ª edição do Dia da Mulher em busca de mamografia. Moradora de São Sebastião ela conta que o exame solicitado pela ginecologista está fora do seu orçamento. “Graças a essa iniciativa pude realizar a mamografia e fazer o acompanhamento periódico anual com a minha médica. Na próxima edição também venho em busca de novos serviços”, agradeceu a doméstica.
 
A peruana Marlene Salcedo Cardenas, de 73 anos, esteve na ação em busca dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ela conta que os benefícios ofertarão mais alimentos à sua família. “Vim com a minha filha em busca de auxílio para complementar a nossa alimentação. Nosso intuito é garantir a nossa segurança alimentar por meio do Dia da Mulher”, afirmou.
 
Serviços ofertados
 
O Dia da Mulher ofereceu diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade. No campo jurídico, a iniciativa ofertou atendimentos de conciliação e mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Fazenda Pública, acompanhamento processual, exames de DNA e atendimento psicossocial. Os serviços foram prestados pela Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz (Semed), pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Santa Maria, pelo Núcleo de Assistência Jurídica de Iniciais e pelo Núcleo da Fazenda Pública da DPDF. Além disso, houve prestação de assistência psicossocial, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap).
 
Na área da educação, a iniciativa ofereceu vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). A ação também contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realizou cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). O Senac ofertou ainda, pela Carreta da Beleza, serviços voltados à autoestima da mulher, como corte de cabelo.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/DF) ofertou vagas de empregos e atendimentos ao empregador, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o Programa PROSPERA (Microcrédito).
 
Ações de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher também estiveram no evento. A Secretaria da Mulher do DF participou da iniciativa com a entrega de kits e panfletos informativos, além da prestação de orientações a mulheres vítimas de violência. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizou atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização e distribuiu materiais informativos.
 
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), prestou apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. A Polícia Civil do DF (PCDF) ofertou, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM 1 e 2), orientação e distribuição de cartilhas sobre violência contra a mulher. A Polícia Militar do DF (PMDF) também esteve na ação, ofertando prevenção orientada à violência doméstica e familiar.
 
Na área da saúde, as mulheres em situação de vulnerabilidade social participantes do projeto contaram com mamografias, exames citopatológicos, odontologia, consultas com profissionais de enfermagem, realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou exames de autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres de 30 a 49 anos. O Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) – Grupo Opty realizou a aferição de pressão ocular. Ainda na área da saúde, a iniciativa ofertou, pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), vacinação contra Influenza e Covid-19.
 
A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF disponibilizou o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da distribuição de material informativo. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também participou do evento, ofertando atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais.
 
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes/DF), prestou serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 90 senhas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu água potável ao longo do evento.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de julho (Brasília)
AGE
11 de julho (Senado)
Sessão Solene - 40 anos da ANADEP
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)