O Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, foi o cenário na noite da última quinta-feira (27) da cerimônia solene de posse da nova defensora pública geral de São Paulo, Luciana Jordão, para o biênio 2024-2026. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o presidente da APADEP, Rafael Galati, participaram da solenidade.
Luciana Jordão lembrou das mudanças e obstáculos enfrentados ao longo dos anos, até se transformar na maior Defensoria do país, com mais de 2 milhões de atendimentos por ano e unidades instaladas em 44 municípios, lembrando que hoje a Defensoria discute sua expansão para novas cidades e áreas de atuação. Ela reafirmou o compromisso da Defensoria com a prestação de um serviço público de qualidade, pautado pela transparência e eficiência e buscando novos patamares de excelência na defesa dos direitos da população paulista.
O presidente da Associação Paulista de Defensoras e Defensores Públicos (APADEP), Rafael Galati, parabenizou a defensora pública geral e os novos integrantes do Conselho Superior. “Passadas as eleições, é necessário congregar esforços dentre todas as forças políticas internas, para o fortalecimento da Defensoria Pública de SP e pela concretização da assistência jurídica integral e gratuita à população vulnerabilizada."
Além de integrantes da própria Defensoria, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições, entre eles o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Torres Garcia; o representante do governo de São Paulo, o secretário em exercício da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Raul Christiano Sanchez; o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; o vice-presidente da APADEP, Luiz Felipe Rufino e diretora financeira, Jordana Rolim.
A cerimônia também marcou a posse solene das conselheiras e dos conselheiros eleitos para o biênio 2024-2026, Surrailly Fernandes Youssef, Leonardo Nascimento de Paula, Allan Ramalho Ferreira, Fabio Jacyntho Sorge, Luiz Eduardo de Toledo Coelho, Fernanda Capitanio Macagnani Soldi, Raphael Camarão Trevizan e Mariana Borgheresi Duarente.
APADEP
Na sexta-feira (28), a diretoria eleita da APADEP para o biênio 2024-2026 assinou o termo de posse, na sede da Associação, em São Paulo. Rafael Galati passou formalmente a presidência para Jordana Rolim, que foi eleita pela chapa Defensoria para Todas e Todos na votação do último dia 20 de junho.
Rivana Ricarte ao lado da nova presidenta da APADEP, Jordana Rolin, e do novo diretor financeiro, Luiz Rufino.