Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/06/2024

TO: Por falta provas, STJ decide pelo trancamento do processo investigatório de assistido da DPE

Fonte: ASCOM/DPETO
Estado: TO
Em mais uma atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) junto às instâncias superiores do Poder Judiciário, um assistido da instituição teve o procedimento investigatório criminal trancado após o ministro relator do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Cruz entender que não havia provas da materialidade do crime e indícios de autoria. Atuou na ação a defensora pública de classe especial Valdete Cordeiro da Silva.
 
O assistido era investigado desde 2022 pela suposta prática do crime de corrupção passiva, com base em uma denúncia anônima.
 
Diante da ausência de justa causa para o seguimento do procedimento investigatório, e da negativa do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), a Defensoria Pública impetrou um habeas corpus junto ao STJ para sanar a ilegalidade e cessar o constrangimento ao assistido, o que foi acatado pelo relator.
 
Conforme exposto nos autos da decisão do STJ, “desde o mencionado ano, não foram colhidos elementos indiciários para dar prosseguimento ao procedimento investigativo, de modo a configurar excepcionalidade a ensejar seu trancamento por ausência de justa causa, observada a absoluta falta de provas da materialidade do crime e de indícios de autoria”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de julho (Brasília)
AGE
11 de julho (Senado)
Sessão Solene - 40 anos da ANADEP
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)