Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
26/06/2024

AC: Defensoria Itinerante participa do dia “D T- Direitos de Existir”, em promoção aos direitos das pessoas LGBT

Fonte: ASCOM/DPEAC
Estado: AC
No último sábado, 22, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), representada pelo defensor público Diego Luiz Sales e pela defensora pública Cláudia Aguirre, esteve presente no atendimento itinerante “Dia T – Direito de Existir”. Organizada pelo Observatório de Gênero do Ministério Público do Acre (MPAC), a atividade aconteceu na Escola Craveiro Costa em Cruzeiro do sul. 
 
Com objetivo de visibilizar os direitos das pessoas LGBT, com um destaque para a população trans, que sofre o maior número de violências de gênero no Acre, o atendimento itinerante contou com a emissão de documentos como CPF e RG, cadastros no bolsa família, e especialmente na Defensoria com ações promovidas em prol da gratuidade da retificação de prenome e gênero no registro civil.
 
Na oportunidade ainda aconteceram rodas de conversa que estabeleceram um diálogo entre o Movimento LGBT da região, a Defensoria Pública, o MPAC, Receita Federal e a Ordem dos Advogados (OAB) Subseção Vale do Juruá, a fim de articular estratégias para solucionar as necessidades jurídicas e de assistência social dessa população, com a ajuda de parceiros como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). 
 
A defensora pública Cláudia Aguirre destacou que “este é um momento histórico para a Defensoria e para a cidade de Cruzeiro do sul, ficamos muito felizes em poder fazer parte desse trabalho que atua para a visibilização dessas pessoas. É muito importante para nós como defensoria recebermos essas demandas, pois elas estão dentro de nossas atribuições pela defesa dos direitos humanos, e a ocupação desses espaços faz com que estabeleçamos vínculos e fortaleçamos a rede”, finalizou.
 
Além dos defensores a equipe da Defensoria Pública foi composta pelos assessores jurídicos Samile Oliveira e Antônio Frota. A manhã de atividades teve para o encerramento ainda uma apresentação cultural da banda de fanfarra Bancraco, oriunda da Escola Craveiro Costa, que por muitos anos vem acolhendo e descobrindo talentos das pessoas LGBT. 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de julho (Brasília)
AGE
11 de julho (Senado)
Sessão Solene - 40 anos da ANADEP
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)