Em parceria com a Rede Amazônica, o Prêmio Innovare realizou na sexta-feira (21) cerimônia para apresentar o tema do Prêmio Destaque 2024 – Meio ambiente e Sustentabilidade para o Judiciário de Manaus. A presidenta da ADEPAM, Melissa Borborema, representou a ANADEP na ocasião, acompanhada da subdefensora pública geral da DPE-AM, Ana Karoline Santos.
Após a composição da mesa, o público ouviu a palestra do juiz Márcio Teixeira, do TJPA, sobre o Plano de execução ambiental, prática premiada em 2018. Ele fez uma apresentação sobre as origens da prática, seu desenvolvimento e as mudanças ocorridas desde sua premiação pelo Innovare.
O encontro reuniu a diretoria do Instituto Innovare: o vice-presidente da Rede Amazônica, Alex Caxias; e autoridades representantes do Poder Judiciário regional e nacional, entre eles o ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na ocasião, o ministro elogiou a atuação da Rede Amazônica no sentido de informar a população, destacou a participação do diretor Sérgio Renault na criação do Prêmio Innovare, ao lado do ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos e alertou para a necessidade de maior participação do Judiciário no Estado do Amazonas, principalmente nas questões ambientais.
A cerimônia foi encerrada com um show de Felipe Jr. e o Grupo Amazônia que apresentaram as figuras centrais do folclore amazonense, como os bois Garantido e Caprichoso e os personagens sinhazinha da fazenda, pajé, cunhã-porã, entre outros.
O evento contou ainda com a participação de estudantes dos cursos de Direito das universidades em Manaus, como a Federal e a Estadual do Amazonas.
A entrega do Prêmio será no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, no dia 11 de dezembro.