Este site utiliza cookies para guardar as informações de quem faz login,
a fim de manter a conexão com a área restrita do site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade
(clique aqui).
A ANADEP também está na Campanha Novembro Azul pelo combate ao câncer de próstata.
21/06/2024
Ao lado de instituições do sistema de justiça cearense e nacional, ANADEP participa da abertura oficial do Conbrascom, em Fortaleza
Fonte: ANADEP
Estado: DF
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foi palco, na noite dessa quarta-feira (19/6), da abertura oficial da 23ª edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). O evento reúne assessores de comunicação de diversas esferas do sistema de justiça para um intercâmbio de experiências e debates. Este ano, o tema central do Conbrascom 2024 é “Acesso aos direitos: da linguagem simples à inteligência artificial”.
A mesa oficial da solenidade contou com a participação da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; da anfitrião das Defensorias Públicas no Congresso, a defensora pública geral da DPE-CE, Sâmia Faria; do presidente do CONDEGE, Oleno Matos; além de representantes do sistema de justiça cearense, incluindo a Justiça Federal, o Ministério Público do Ceará, o Ministério Público do Trabalho do Ceará, a OAB Ceará, o Tribunal de Contas do Ceará, o Tribunal de Justiça do Ceará e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros também estava presente na ocasião.
A abertura contou com a palestra magna do jornalista Pedro Doria, profissional com mais de 30 anos de carreira que dirigiu as principais redações do País e fundador e editor do canal "Meio". Pedro Doria falou sobre o impacto das tecnologia sobre a política e o uso da inteligência artificial. "Pode não parecer, mas o Poder Judiciário é o mais democrático de todos, pois é aquele que defende a democracia", pontuou no início de sua palestra.
Programação diversificada
As assessoras de comunicação da ANADEP, Karyne Graziane e Stephanny Guilande, participam do evento. A ANADEP é uma das instituições finalistas do Prêmio Conbrascom, que encerra a programação do evento. A entidade concorre na categoria vídeo institucional com o projeto "35 anos da Constituição Federal e a Defensoria Pública".
Durante o congresso os(as) participantes contarão com uma programação diversificada que envolve oficinas temáticas. Há também palestras sobre o desafio da IA nas instituições, a importância da linguagem simples e a escuta de histórias que a IA não alcança, culminando com a mostra de cases finalistas. Entre os palestrantes, destacam-se Edney Souza, Olivia Rocha Freitas, Welkey Costa do Carmo, Raull Santiago da Silva e Débora Diniz.
No dia 21 de junho, o evento prossegue com reuniões setoriais pela manhã e discussões sobre desafios contemporâneos, ética, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade à tarde, com a presença da palestrante Viviane Mosé. A plenária encerrará as atividades do dia, preparando o terreno para a tradicional cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que há 21 anos reconhece os melhores projetos de comunicação social em diferentes categorias.
"O nosso evento foca numa comunicação acessível e inclusiva, essencial para garantir que todos os cidadãos compreendam e exerçam seus direitos de maneira plena", pontua a presidente do FNCJ, a jornalista Débora Diniz, que é coordenadora de comunicação da DPE-RJ.a