O Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniu, nessa terça-feira (11/6), durante assembleia geral para discutir pautas afetas às carreiras do funcionalismo. A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou das discussões na condição de secretária-geral do Fórum.
Entre os assuntos debatidos pelo grupo, estão: a campanha salarial dos(as) servidores(as) do Poder Executivo Federal. Até o momento, das entidades dos servidores federais que compõem o Fonacate, já fecharam acordo as carreiras dos auditores fiscais federais agropecuários, Banco Central e Polícia Federal. O Fonacate deve divulgar uma nota pública sobre a temática.
Na Assembleia também foi abordada a continuidade da série de visitas e diálogos das entidades do Fórum junto às Lideranças de Partido do Congresso Nacional para debater a aprovação da PEC Social, a PEC 6/2024, que propõe uma redução gradativa da contribuição previdenciária dos(as) servidores(as) públicos(as) aposentados(as) e pensionistas.
As entidades também debateram a preocupação com o PLP 68/2024, que dispõe da tributação das entidades fechadas de previdência complementar; e com a PEC 65/2023, que sugere transformar o Banco Central em empresa pública. Nesta quarta-feita (12), as entidades realizam um grande ato público em frente ao Senado Federal contra a PEC 65.