Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/06/2024

ANADEP e APIDEP participam do II Fórum Nacional Das Defensorias Públicas Para Promoção E Defesa Dos Direitos Das Mulheres

Fonte: ANADEP* com informações da DPE-PI
A presidenta da ANADEP e a vice-presidenta administrativa, Rivana Ricarte e Fernanda Fernandes, e a diretora de assuntos institucionais da APIDEP, Francisca Hildeth, participaram nos dias 6 e 7 de junho do II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (FONADEM). O evento aconteceu na Defensoria Pública do Estado do Piauí. 
 
 
A presidenta da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, destacou a relevância da representatividade feminina. “É gratificante ver esse auditório com tantas mulheres que admiro da Defensoria. Queria agradecer imensamente o trabalho da Lia Medeiros para promover esse evento; agradecer muito a acolhida da Carla Yáscar e falar da admiração que tenho vendo tanta mulher potente nesse auditório. Falo da esperança que cada uma de nós temos para promoção dos direitos das mulheres em todos os espaços. Nossa fortaleza é sermos nós mesmas assumindo também nossas vulnerabilidades. O espaço político institucional feminino deve ser palavra de ordem em nossas instituições”, destacou.
 
 
Já a diretora de assuntos institucionais da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos, (APIDEP), Francisca Hildeth, se manifestou sobre o Fórum. “A APIDEP é parceira com muita honra dessa segunda edição do FONADEM, junto com o Núcleo da Mulher que em agosto completa 20 anos e nós do importante papel que esse Núcleo tem desempenhado. Sabemos que importantes avanços já foram consolidados, mas muitos ainda estão por vir e nascem de espaços como esse, assim desejamos que em solo piauiense os trabalhos desse Fórum sejam frutíferos”, desejou.
 
 
Na sexta-feira, (7), o II FONADEM contou com a discussão de temas relacionados ao enfrentamento a toda forma de violência contra mulheres, tais como “A Defensoria Pública e sua atribuição de assistência qualificada às vítimas hipervulnerabilizadas: mulheres em situação de violência de gênero, crianças e adolescentes e vítimas de racismo”, tendo como facilitadora a doutora e mestre em Direito na linha de pesquisa Direitos Humanos, Sociedade e Arte. Lívia de Meira Lima Paiva, e como mediadora a Defensora Pública Maria Matilde Alonso, Coordenadora NUDEM do Rio de Janeiro. A integrante do Instituto da mulher negra do Piauí – Ayabás e da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio e diretora de Enfrentamento a Violência da Secretaria de Estado das Mulheres, Ana Cleide Nascimento, também foi facilitadora nesse tema.
 
 
A defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, fez um apanhado sobre a realização do evento. “Foram momentos que nos trouxeram um rico aprendizado, a partir da discussão de temas relevantes relacionados ao enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, que infelizmente ainda se constitui em uma dura realidade a ser enfrentada. Certamente saímos do II FONADEM mais fortalecidos para fazer valer os direitos daquelas que acolhemos diariamente na Defensoria e que tanto necessitam da nossa Instituição. É também o momento de agradecer à coordenadora do NUDEM do Piauí, Defensora Lia Medeiros, por ter tido a iniciativa de trazer para o Piauí este evento, assim como à diretora da ESDEPI, Sheila de Andrade que com sua equipe tanto se empenhou para a realização do FONADEM. Agradeço também a cada uma e a cada um dos participantes por estarem aqui e contribuírem com ricas discussões que tornam a Defensoria Pública uma Instituição cada vez mais preparada para bem desempenhar o seu papel. Foi maravilhoso aprender tanto com vocês. Estamos muito honradas”, afirmou.
 
 
Como resultado do II FONADEM será divulgada posteriormente a Carta de Teresina, documento que trará as discussões e decisões resultantes do evento.
 
Idealizado e planejado pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), o FONADEM contou com o apoio da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep).
 
ANADEP e APIDEP
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de julho (Brasília)
AGE
11 de julho (Senado)
Sessão Solene - 40 anos da ANADEP
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)