A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo Especializado em Situação Carcerária e Política Criminal (Nesc), atendeu 184 homens privados de liberdade na Unidade Prisional Regional de Senador Canedo. O mutirão carcerário aconteceu nesta terça e quarta-feira (28 e 29/05), com a realização de inspeção às instalações da unidade.
O coordenador do Nesc, defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto, informou que todos os apenados foram atualizados das informações processuais das ações penais e dos processos de execução penal, recebendo o cálculo de suas penas. “Pudemos realizar a escuta de todos os homens privados de liberdade, além de verificar a estrutura da unidade prisional, auxiliando a Diretoria-Geral de Polícia Penal sobre o que pode ser melhorado”, disse o Salomão Neto.
O Nesc atua em todas as unidades prisionais do estado de Goiás, assegurando o exercício pleno dos direitos e possibilitando o atendimento jurídico integral e gratuito de toda a população carcerária. As atividades também permitem que sejam verificadas se as assistências previstas na Lei de Execução Penal (LEP), nos tratados e convenções internacionais, estão sendo devidamente prestadas.
Também participaram dos atendimentos, as defensoras públicas colaboradoras do Nesc, Júlia Almeida Cotrim e Laura Pereira da Silveira; os defensores públicos colaboradores do Nesc Luiz Henrique da Silva Almeida e Marcelo Penna; as assessoras Júlia Almeida Cotrim, Natália Chaves dos Santos; os assessores Lucas José Nunes e Eduardo Ferreira; e os colaboradores terceirizados Frederick Mendes Colman e Igor Rauã Lagaras de Sá.