Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/05/2024

DPE-RR E DPU promovem workshop para otimizar atendimento a migrantes e refugiados na Operação Acolhida

Fonte: ASCOM/DPERR
Estado: RR
A Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e a Operação Acolhida, realizou nesta segunda-feira (13) o Workshop "Canais de Acesso à Justiça no contexto da Operação Acolhida".
 
A palestra de introdução foi realizada pela defensora pública Elceni Diogo, que apresentou ao público as atribuições da Defensoria Pública do Estado, suas competências e informações sobre onde procurar orientação jurídica, destacando os plantões em finais de semana e feriados.
 
Durante o workshop, os participantes também puderam tirar dúvidas com especialistas sobre temas como direitos dos refugiados e migrantes, atribuições da DPU, DPE e dos diversos ramos do Ministério Público, canais de acesso à justiça e mecanismos de proteção de direitos humanos.
 
O Workshop contou com a participação de agentes da Operação Acolhida, defensoras e defensores públicos, procuradores da República, procuradores do Trabalho, promotores de Justiça e representantes de agências internacionais.
 
A iniciativa foi elogiada pelos participantes, que destacaram a importância da informação para o fortalecimento do trabalho com a população em situação vulnerável.
 
 O defensor público-geral, Oleno Matos, ressaltou a importância da iniciativa para garantir o acesso à justiça para essa população. Para ele, o evento foi um grande momento de aprendizado e fortalecimento do trabalho para todos que compõem a Operação Acolhida.
 
 "Este workshop é mais um grande passo da DPU em prol dos direitos dos refugiados e migrantes. Estamos aqui para ouvir cada um dos parceiros que fazem parte da Operação Acolhida, entender sobre o trabalho e atendimento com a população migratória e, principalmente, ter uma troca de experiências por meio da capacitação”, destacou.
 
O coordenador operacional da Operação Acolhida, general Helder Braga, destacou a relevância do evento para o aprimoramento da Operação. "Este evento é fundamental para que possamos identificar pontos de melhoria na Operação e garantir que ela atenda às necessidades de todos os envolvidos. Agradecemos à DPU pela parceria constante e pelo compromisso com a defesa dos direitos humanos", frisou.
 
A defensora pública Federal e defensora Regional  de Direitos Humanos em Roraima, Silvia Alves, conta que o workshop possui o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre os direitos da população migratória e as formas de buscá-los.
 
"Viemos apresentar mais sobre o sistema de justiça e os canais de acesso à justiça para os agentes da Operação Acolhida. Queremos que todos saibam como e onde buscar seus direitos, fazendo com que as demandas cheguem de forma rápida à instituição com efetiva atribuição para trata-la", disse ela.
 
#POPRUA: Com a campanha Nacional das Defensoras e Defensores Públicos "Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua" ganhando destaque, o general Braga disse que tem observado certa diminuição no número de pessoas estrangeiras vivendo nas ruas de Boa Vista este ano, comparado a anos anteriores.
 
"Atualmente, contabilizamos cerca de 300 pessoas nas ruas, um número menor do que o do ano passado. Em contrapartida, tínhamos menos vagas disponíveis nos abrigos anteriormente. Este ano, a Operação Acolhida assegurou vagas para todos", declarou Braga, mencionando que a equipe da Operação realiza contagens todas as noites nas proximidades da rodoviária.
 
Ele indagou que “existem pessoas que optam por não ir para os abrigos, e por isso, parte dessa população permanece nas ruas. Outros foram impedidos de ficar nos abrigos porque infringiram regras, como desobedecer aos protocolos do Comitê Federal de Assistência Emergencial", finalizou.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)