Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/05/2024

RO: Vem aí o 8º Congresso da Defensoria Pública em homenagem ao Dia Nacional da instituição

Fonte: ASCOM/DPERO
Estado: RO
Você já ouviu falar do Maio Verde, mês de comemoração da existência da Defensoria Pública em território nacional?
 
Sim, maio é o mês em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado anualmente no dia 19, em homenagem ao falecimento do Doutor em teologia, direito, letras e filosofia, Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartín), que morreu em 19 de maio de 1303, na França, sendo considerado o patrono dos advogados. De acordo com os relatos históricos, Santo Ivo defendia os menos afortunados contra as pessoas mais poderosas.
 
E para celebrar esta data tão significativa, a DPE-RO anuncia o 8º Congresso da instituição, que será realizado no próximo dia 17 de maio, sexta-feira, a partir das 13h, no Teatro Estadual Guaporé.
 
O evento contará com palestrantes com atuação de destaque no cenário jurídico brasileiro, abordando temas que vão do Tribunal do Juri à atuação estratégica criminal em Tribunais Superiores, além de uma apresentação sobre a atuação estratégica da Defensoria Pública de Minas Gerais na defesa dos atingidos pelos rompimentos das barragens de Brumadinho.
 
A primeira mesa contará com o defensor público do Estado do Amazonas, Fernando Figueiredo Serejo Mestrinho, que vai abordar o tema “Atuação Criminal Estratégica nos Tribunais Superiores”.
 
Na sequência, o advogado criminalista e procurador de Justiça aposentado, Roberto Tardelli, discorrerá sobre o tema “40 anos andando no Júri, da ditadura para a democracia, o que mudou, afinal?”.
 
Por fim, a terceira mesa contará com a presença das defensoras públicas do estado de Minas Gerais, Carolina Morishita Mota Ferreira e Paula de Deus Mendes do Vale, que vão discorrer sobre: Atuação em desastres: a importância de uma escuta ativa dos atingidos e a atuação estratégica da Defensoria Pública em Brumadinho.
 
“Maio é o momento de celebrarmos a instituição Defensoria Pública em todo o país. O Congresso da DPE-RO não apenas honra nossa história e dedicação, mas também reafirma nosso compromisso inabalável com a justiça, a equidade e o acesso aos direitos fundamentais para todos os cidadãos“, ressalta o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima.
 
Inscrições
 
As inscrições se encontram abertas até o dia 16 de maio, por meio do preenchimento do formulárioe são condicionadas a doação de 1kg de alimento não perecível. Além das palestras, a abertura do evento contará com a mesa de autoridades e com a apresentação do projeto teatral Bizarrus, que reúne 26 reeducandos do sistema prisional no âmbito do projeto “Reabilitando pela Arte”.
 
Serviço
 
8º Congresso da Defensoria Pública do Estado de Rondônia
Data: 17 de maio de 2024
Horário: das 13h às 21h
Local: Teatro Guaporé, Rua Tabajara, Nº 148, olaria, Porto Velho- Rondônia.
Inscrições: até 16 de maio
1kg de alimento não perecível.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)