Representando a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), a defensora pública Flávia Nascimento ministrou na tarde desta sexta-feira, 10, uma palestra alusiva ao Dia das Mães no Centro de Atendimento ao Autista – O Mundo Azul, em Rio Branco.
Durante o encontro, a defensora pública que atua no atendimento especializado em Direitos Humanos, falou sobre os direitos das mães de crianças com autismo, como os atendimentos prioritários na área da saúde, em repartições públicas e instituições financeiras, questões relativas ao trabalho, entre outros.
Na oportunidade também, a defensora falou sobre a atuação da DPE/AC na garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e entregou para as mães presentes, a Cartilha de Direitos das Pessoas com Autismo, um guia lançado pela instituição com as possibilidades previstas em lei para o público com autismo, no âmbito federal, estadual e municipal, especificamente da cidade de Rio Branco.
“Hoje conversamos com as mães atípicas sobre os seus direitos e também promovemos um momento especial para lembrá-las que, além de mães, também são mulheres, que precisam ser cuidadas, acolhidas e abraçadas”, destacou a defensora pública.
Na visita, a equipe do Centro composta pela coordenadora, Édila Souza, a psicóloga, Sarah Farhat e o supervisor clínico, Damião Souza mostraram para a representante da Defensoria as instalações e os serviços oferecidos na unidade.
A professora Maria Rodrigues contou que a palestra foi muito significativa e agradeceu pelo momento. “Esta data é muito reflexiva para a gente mãe atípica e mulher. E trazer alguém da Justiça que luta pelos nossos direitos, para nos acalentar, foi extremamente importante. As informações, a simpatia, empatia, cortesia e a abordagem carinhosa, me fizeram sentir acolhida”, contou.