O mês de maio é marcado pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, do Defensor Público e da Defensora Pública. Conhecido como Maio Verde, a ANADEP junto às Associações Estaduais e do Distrito Federal realizam diversas ações para destacar o trabalho da categoria em todo país.
Nesta edição, a revista J&C traz o artigo "Por que celebrar a Defensoria Pública no mês de maio?", escrito pela presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte.
"Homenageia-se neste mês de maio todas as 7.200 defensoras e defensores do país que transformam o presente da população vulnerabilizada na medida em que transformam ação política em inclusão".
No texto, a presidenta ressalta a importância do fortalecimento da Instituição. "Por essas, e tantas outras celebrações, investir na Defensoria Pública brasileira é investir na maior instituição pública de defesa e assistência jurídica do mundo, que tem como missão dar voz aos ninguéns, aos filhos de ninguém, aos donos de nada, aos que não têm nome, aos que aparecem nas páginas policiais da imprensa local para que, um dia, parafraseando Eduardo Galeano: “estes ninguéns que custam menos do que a bala que os mata, possam ser muitos alguém”.