A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o presidente da Associação Paraibana de Defensoras e Defensores Públicos (APDP), Fábio Liberalino, participaram de solenidade de posse de dez novas(os) defensoras e defensores públicos da Defensoria Pública do Estado da Paraíba. A solenidade aconteceu na sexta-feira (19), às vésperas do aniversário de 65 anos da Instituição, e emocionou quem compareceu ao auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna ou acompanhou a solenidade por transmissão. A DPE-PB passa a contar com 94 defensores(as) em seu quadro.
Rivana Ricarte destacou que a posse é um momento de esperança, não apenas para quem entra, mas esperança para os colegas que estão em atuação. "Esperança de que a Defensoria paraibana chegue mais longe”, pontuou.
Já a defensora Pública Geral, Madalena Abrantes, acrescentou que a cerimônia reflete um sentimento de esperança. "Sonho que esse seja apenas o começo de um projeto de expansão da nossa Instituição. Lembrando que a Paraíba descumpre a Emenda Constitucional 80, que prevê a presença da Defensoria Pública em todas as comarcas. Esse dispositivo é essencial para que todas as pessoas tenham acesso a uma assistência jurídica adequada", disse.
O apelo para o investimentos na Instituição que garantam a nomeação de mais defensores(as) na Paraíba também esteve presente no discurso de várias autoridades, entre elas, do presidente da Associação Paraibana de Defensoras e Defensores públicos, Fábio Liberalino; do representante do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), Clístenes Gadelha; e da representante da sociedade civil, a indígena Jacy Tabajara, homenageada na ocasião pelo Dia dos Povos Indígenas.
Deputados federais Raniery Paulino (REPUBLICANOS-PB) e Wilson Santiago (REPUBLICANOS-PB) e o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT-PB)
Também participaram da solenidade todos os integrantes do Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba; o presidente do poder Judiciário da Paraíba, desembargador João Benedito; o deputado federal Raniery Paulino; os deputados estaduais João Gonçalves, representando o presidente da Assembleia Legislativa, e Luciano Cartaxo, presidente da Comissão Especial em Defesa da DPE-PB; o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, representando o prefeito de João Pessoa, o secretário executivo de Transparência Pública, Lucas Henriques de Queiroz; o subdefensor Administrativo da DPE-PB, Sylvio Porto; o secretário de Representação Institucional do Governo do Estado em Brasília, Wilson Santiago; e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB/PB), Rafaela Brandão.