Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/04/2024

GO: Serviço de saúde e chegada do frio marcam pautas de reunião do CIAMP Rua

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
 
O acesso ao atendimento do Serviço Médico Móvel (SAMU) e do Corpo de Bombeiros à população de rua marcou a pauta da reunião ordinária do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP Rua) na tarde desta quinta-feira (18/04), em Goiânia.
 
Para o coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH/DPE-GO), defensor público Tairo Esperança, a reunião foi importante para avançar sobre uma problemática que se arrasta há anos na Capital. "Na discussão, foram colocadas diversas questões sobre o que precisa ser feito para melhorar o atendimento do serviço móvel de urgência e emergência à população de rua. Para avançar nessa pauta, é preciso especificar de forma mais detalhada sobre as denúncias de recusa destes serviços à esta população", pontuou.
 
A DPE-GO ainda foi representada pela colaboradora do NUDH defensora pública Ketlyn Chaves de Souza e também pela ouvidora Ângela Cristina dos Santos. 
 
Chegada do frio 
 
A previsão do tempo indica queda nas temperaturas. A chegada do frio deve ser intensificada entre maio e junho no Estado de Goiás. Com isso, a elaboração de um plano de contingência para pessoas em situação de rua foi um dos destaques da pauta nesta quinta-feira.
 
Em Goiânia, o foco é que esta população tenha onde se abrigar durante o período de frio. A expectativa, neste primeiro momento, é que o Parque Mutirama, situado no Setor Central, seja o local onde estas pessoas ficarão abrigadas. Além do mais, cobertores devem ser distribuídos com o foco de prevenir graves riscos à saúde destas pessoas. 
 
Reunião CIAMP Rua 
 
A reunião ordinária do CIAMP Rua ocorre a cada 30 dias para acolher as principais demandas enfrentadas pela população de rua e, neste sentido, discutir políticas públicas eficazes. O próximo encontro do Comitê está previsto para o dia 22 de maio. 
 
Participaram da reunião o coordenador da área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Ministério Público de Goiás (MP-GO), promotor Marcelo Miranda; vice-presidente do movimento dos Moradores de Rua, Eduardo de Matos; além de representantes do Município de Goiânia, do Estado, e da Casa de Acolhida Santo Tomás de Villanova. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)