Este site utiliza cookies para guardar as informações de quem faz login,
a fim de manter a conexão com a área restrita do site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade
(clique aqui).
A ANADEP também está na Campanha Novembro Azul pelo combate ao câncer de próstata.
18/04/2024
Defensora pública do Rondônia representa ANADEP em atividades no CNDPI
Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da Agência Câmara
Estado: DF
FOTO: O presidente do CNDPI, Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, e a defensora pública de Rondônia Denise Luci Castanheira
A defensora pública de Rondônia Denise Luci Castanheira é a representante suplente da ANADEP no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI). Esta semana, a defensora pública participou de uma série de atividades do Colegiado a fim de debater os direitos do grupo. Na terça-feira (16/4), houve encontro técnico com os Conselhos Estaduais e o CNDPI. Na quarta-feira (17/4) e quinta-feira(18/4) houve a 119ª reunião Ordinária do CNDPI.
Outro destaque da pauta foi a participação dos(as) membros(as) em audiência pública convocada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. O debate teve como foco a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano o tema é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs”.
O debate foi um pedido do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS). Segundo ele, as pessoas idosas têm muito a oferecer à sociedade com sua sabedoria e experiência. "Ao mesmo tempo, enfrentam desafios específicos, como a violência, a discriminação, a exclusão social, a falta de acesso à saúde, à educação, à cultura e à participação cidadã", lamenta.
Entre os participantes da audiência, estão: o secretário-executivo de campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen; o presidente do CNDPI, Raphael Franco Castelo Branco Carvalho; a conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e Secretária-Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), pastora Romi Márcia Bencke; a diretora de Proteção da Pessoa Idosa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Symone Maria Machado Bonfim; e a gerente da Câmara de Ensino Superior e coordenador do Setor de Animação Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Gregory Rial.