Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/04/2024

ADPEC: Defensores(as) em prol da inclusão e do respeito

Fonte: ADPEC
Estado: CE
O Abril Azul, Mês de Conscientização sobre o Autismo, foi estabelecido no calendário oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de incentivar o debate público sobre o tema, promovendo a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, desde 2018 também temos o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril e instituído por meio da Lei 13.652.
 
Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, sendo elas um dos grupos mais afetados pela discriminação e dificuldade de inserção na sociedade. O acesso à educação, por exemplo, é um dos direitos garantidos pela legislação a todos, incluindo crianças portadoras de TEA, porém a realidade brasileira ainda não permite a acessibilidade total no ensino.
 
No Mês de Conscientização sobre o Autismo, queremos destacar a necessidade da compreensão acerca dos desafios enfrentados não somente pelo grupo em questão, mas por todos os envolvidos, incluindo familiares e amigos, que lutam pelo respeito daqueles que amam.
 
Os defensores públicos trabalham diariamente com uma missão: garantir que os direitos da população hipossuficiente sejam respeitados e assegurados. Diante disso, a luta em prol da inclusão e do respeito com pessoas portadoras de TEA se faz indispensável, sendo destacada no mês de abril, mas que deve ser praticada até o combate da exclusão social.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)