ANADEP e ADEPAP presentes na cerimônia de recondução de José Rodrigues à frente da DPE-AP; evento também marcou o aniversário da solenidade dos(as) primeiros(as) defensores(as) públicos(as) nomeados(as), após concurso público
Estado: AP
Autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário prestigiaram, na sexta-feira (22), a solenidade de recondução do defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, para o biênio 2024-2026. O evento, promovido pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), ocorreu no auditório do Tribunal Eleitoral do Amapá - Zona Norte.
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o presidente da ADEPAP, Roberto Coutinho, participaram da cerimônia que contou com a participação de mais de 50 representantes da Defensoria Pública de todo o país.
Ao saudar os presentes, Rivana lembrou o processo de criação da Defensoria do Estado do Amapá que contou com intenso trabalho das diretorias da ANADEP e ressaltou os avanços alcançados pela instituição nos últimos cinco anos “Merece destaque a estruturação das Defensorias no interior, marca da gestão administrativa atual que democratizou o acesso à justiça e reafirmou o compromisso com as comunidades mais distantes e vulneráveis”.
A dirigente também reafirmou o compromisso associativo da ANADEP em unir forças para que o modelo público de acesso à justiça continue a ser diariamente fortalecido no estado.
Já o governador do Amapá, Clécio Luís Vieira, desejou sucesso ao defensor público-geral e aos novos empossados da administração, além de parabenizar por fazer chegar o acesso à justiça a quem precisa. "Vamos em todo município que tem uma comarca, e tem uma defensoria também funcionando. Estou muito feliz e podem contar comigo para andarmos para frente", garantiu o gestor do Executivo Estadual.
Para o presidente do Condege, Oleno Matos, a recondução não representa apenas uma continuidade da gestão exemplar de uma instituição, também mostra o compromisso com a sociedade amapaense. "Os dois últimos anos em que José Rodrigues esteve à frente da Defensoria do Amapá, testemunhei sua competência, compromisso e paixão pela instituição. Certeza que essa liderança continuará fazendo uma gestão exemplar, fazendo da Defensoria uma extensão da democracia, da justiça e da cidadania", disse o presidente.
O defensor público-geral, José Rodrigues, agradeceu a todos e afirmou seu compromisso em continuar lutando pela igualdade e justiça social. Ele mencionou também o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto, bem como da Bancada Federal, que aportaram recursos para a instituição que hoje são pilares dos projetos da DPE-AP. "Construímos uma história e aproximamos o acesso à justiça do cidadão amapaense, atuando em prol de quem mais precisa. Temos orgulho de dizer que zeramos a fila de atendimento da Defensoria do Estado do Amapá. Hoje quem chega na instituição é imediatamente atendido. E nosso objetivo é melhorar cada vez mais", finalizou o gestor.
A cerimônia também marcou a recondução de Eduardo dos Anjos como corregedor-geral da instituição, bem como a posse dos subdefensores públicos-gerais, Adegmar Loiola e Igor Giusti e do subcorregedor-geral Lauro Miyasato. José Rodrigues é o primeiro defensor público-geral de carreira.