A nova diretoria da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), para o biênio 2024-2026, tomou posse nessa quarta-feira (13/3), em Brasília. O promotor de Justiça do Maranhão Tarcísio Bonfim foi empossado presidente da entidade em substituição a Manoel Murrieta, que esteve à frente da instituição por dois biênios (2020-2022/2022-2024).
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; as vice-presidentas da ANADEP, Juliana Lintz (institucional) e Fernanda Fernandes (administrativa), além dos(as) presidentes de Associação Estadual Geana Oliveira (AMDEP), Débora Aragão (ADEPRO) e Mário Rheingantz (ADPERGS) acompanharam a cerimônia. Houve também as presenças do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, além de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dos senadores Lucas Barreto (PSD-AP), Margareth Buzetti (PSD-MT) e Weverton Rocha (PDT-MA).
Em seu discurso de posse, Tarcísio Bonfim deu o tom do que pretende ter como norte em sua gestão à frente da entidade. “Nossa entidade de classe, nesses 53 anos, participou ativa e construtivamente da discussão dos grandes temas nacionais e foi determinante, juntamente com as demais associações afiliadas no processo de fortalecimento do Ministério Público Brasileiro, tal qual hoje concebido”, declarou.
Em um discurso emocionado, Murrieta fez um balanço de sua atuação na presidência da Conamp. “Assumimos em março de 2020, no início da pandemia de Covid. Atuamos não apenas na via judicial, mas também extrajudicialmente, na assistência social. O momento mais claro e de maior êxito da Conamp e de maior pujança na atuação extrajudicial, relembro a construção da usina de oxigênio na cidade de Manaus, algo inacreditável na história dos países.”
Durante a posse, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco recebeu a Medalha da Ordem do Mérito da CONAMP. A honraria é instituída para homenagear pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços ao Ministério Público. "Recebo a honraria em nome dos meus colegas parlamentares, do Senado e da Câmara, que também merecem o reconhecimento que ela simboliza", agradeceu o parlamentar.